O Núcleo de Educação a Distância da Unioeste (NEaDUNI) é uma unidade administrativa vinculada a Pró-Reitoria de Graduação, que tem por finalidade planejar, propor, administrar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Unioeste, na modalidade a distância.
O NEaDUNI é corresponsável na execução de suas competências com a direção dos centros e seus respectivos colegiados a que se vinculam os cursos e atividades a serem ofertadas na modalidade a distância.
O NeaDUNI nasceu antes de que ele a Unioeste obtivessem seu credenciamento. O início das atividades ligadas a busca por uma Educação a Distância de qualidade começou em 2000 com as primeiras investigações para ofertar cursos para os apenados e com a ativação de cursos para preparação dos agentes prisionais das Penitenciárias Estaduais de Cascavel, PIC e PEC e dos agentes do Presídio de Segurança máxima de Catanduvas/PFCAT.
Seu início oficializado pelo MEC/UAB deu-se pela portaria nº 1051 de 9 de setembro de 2016. Neste mesmo ano, o NEaDUNI foi contemplado pelo Edital 075 de 2014, iniciando suas atividades didático-pedagógicas, com os cursos de Letras Libras Licenciatura e Bacharelado, o curso de Tecnologia em Gestão Pública e o curso de pós-graduação em Língua Inglesa. O vestibular ocorreu no dia 9 de abril de 2017, com inscrições aproximando-se de 2000, para um quantitativo de 1.300 vagas, ofertadas para os 4 cursos.
Mais tarde, dada a grande procura pelo curso de Letras Libras Licenciatura e a oportunidade da entrada aos cursos pelo Sisu e Enem foram ampliadas mais 100 vagas.
O início das atividades, nos 10 polos, deu-se no dia 30 de junho de 2017.
Para o ano de 2019, em consequência do Edital 5/2018 foi registrada a solicitação de 4 Estados num total de pedidos para 29 novos polos.
Os Estados que solicitaram a presença da Unioeste/NEaDUNI foram: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Os aditamentos foram mudando a rostidade das ofertas e do movimento nômade do NEaDUNI. Assim as atividades acadêmicas em 30 de junho de 2017 com 40 turmas dispersas em 10 polos de apoio presencial deram lugar a cursos ministrados por reoferta.
Ou seja, em menos de 2 anos a universidade alcançou com o dobro de estudantes nesta modalidade e, 73 turmas ativas em 40 novos polos.
Conheça o NEaDUNI: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/nucleos/neaduni
Coordenação NeaDUNI e UAB: Prof. Drª Beatriz Helena Dal Molin