A especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem é dinâmica e envolve diversas abordagens pedagógicas, diferentes tempos e recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que promove interações pedagógicas, tecnológicas e digitais com os objetivos de aprendizagem.
Trata-se de uma proposta que busca trabalhar com a gestão de ambientes de aprendizagem a partir do contexto da sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem. É a correlação de ações que se iniciam nos ambientes físicos, mas que se desenvolvem no engendramento da geografia física e da geografia virtual. Para tal, a gestão de ambientes de aprendizagem passa a ser dinâmica e envolve distintas abordagens pedagógicas, diferentes tempos, diferentes recursos digitais, amparados por um processo comunicacional que deve promover interações pedagógicas, tecnológicas, digitais e com os objetivos de aprendizagem, além da interação que envolve conexões, participação, experiências de colaboração e de engajamento que são essenciais no processo de ensino e de aprendizagem.
Formar os professores da Educação Básica do ensino público do Estado do Paraná na gestão de ambientes de aprendizagem, na sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem.
Compreender as concepções e metodologias dos documentos curriculares do Estado do Paraná em correlação com a gestão de diversos ambientes de aprendizagem.
Articular elementos da teoria e da prática pedagógica na compreensão do papel do professor, do estudante e da aula no processo de ensino e de aprendizagem;
Compreender a concepção de metodologias ativas e inventivas, elementos potencializadores da aprendizagem dos estudantes na interação com o professor.
Avaliar as potencialidades das ferramentas educacionais disponíveis e a assertividade das estratégias de implementação no contexto escolar.
Desenvolver atividades que favoreçam a criação de boas práticas didático-pedagógicas para os ambientes de aprendizagem.
Grupo 01 – 27/05 a 28/05 NRE
Apucarana; Assis Chateubriand; Campo Mourão; Cascavel; Cianorte; Dois Vizinhos; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; Goioerê; Guarapuava; Ivaiporã; Laranjeiras do Sul; Loanda; Londrina; Maringá; Paranavaí; Pitanga; Toledo; Umuarama.
Grupo 02 – 27/05 a 28/05 NRE
Área Metropolitana Norte; Área Metropolitana Sul; Cornélio Procópio; Curitiba; Ibati; Irati; Jacarezinho; Paranaguá; Pato Branco; Ponta Grossa; Telêmaco Borba; União da Vitória; Wendeslau Braz.
Programação Grupo 01 e 02 – Clique AQUI para acessar programação completa
Edital de homologação de matrículas: dia 14 de Junho
Disciplina | Carga horária |
Trilha 1 – Fundamentos teóricos em gestão de ambientes de aprendizagem | |
Educação na era digital e ecossistemas de aprendizagem | 30 |
Teorias da aprendizagem | 30 |
Trilha 2 – Fundamentos didático-metodológicos em gestão de ambientes de aprendizagem | |
Didática para a gestão de ambientes de aprendizagem | 30 |
Seminário Integrador 1 | |
Laboratório 1 – Experiências pedagógicas com o uso de recursos e interfaces digitais | 30 |
Planejamento para os ambientes de aprendizagem | 30 |
Metodologias ativas e inventivas para os ambientes de aprendizagem (inovação sustentada) | 30 |
Trilha 3 – Metodologia de Pesquisa | |
Pesquisa 1 – Fundamentos para a elaboração de protótipos didáticos | 30 |
Seminário Integrador 2 | |
Laboratório 2 – Observação em sala de aula e feedback | 20 |
Pesquisa 2 – Elaboração dos Projetos de Intervenção Pedagógica fundados em inovações sustentadas | 30 |
Trilha 4 – Pedagogias Plurais | |
Mediação em educação e estilos de aprendizagem: dimensão social, pedagógica e tecnológica | 30 |
Interação professor e alunos: aprendizagem significativa/autêntica e aprendizagem colaborativa em educação | 30 |
Laboratório 3 – Organização dos resultados do Projeto de Intervenção Pedagógica | 20 |
Trilha 5 – Tópicos Especiais – Obrigatório | |
Tópicos Especiais em Educação 1 – Transtorno de Espectro Autista | 30 |
Tópicos Especiais em Educação 2 – Projetos de vida em educação: conhecimento, protagonismo e inovação | 30 |
Seminário Integrador 3 – Apresentação dos Projetos de Intervenção | |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 420 |
Ambientação da Plataforma:
08/07 – Sábado – 9h30min – via Youtube
Grupos de Escuta
Início da primeira disciplina:
17/07
Local: Plataforma Moodle UVPR
Professor | ||
---|---|---|
Coordenação Geral PDE/SETI | Profª Drª Maria Aparecida Crissi Knuppel Profª Drª Marta Anciutti | pde@seti.pr.gov.br |
Coordenação Geral PDE/SEED | Prof. Dr. Marlon de Campos Mateus | caa.seed@escola.pr.gov.br |
UEL | Profª Drª Diene Eire de Mello | pde.nead.uel@uel.br |
UEM | Profª Drª Rosangela Aparecida Alves | ambientes.esp.pde.uvpr@uem.br |
UEPG | Profª Drª Denise Puglia Zanon | esp.gestaoaprendizagem@ead.uepg.br |
Unioeste | Profª Drª Janete Ritter | neaduni.pde@unioeste.br |
Unicentro | Profª Drª Mariulce da Silva Lima Leineker | pde@unicentro.br |
UENP | Profª Drª Carla Gomes de Araújo | pde@uenp.edu.br |
Unespar | Profª Drª Maria Ivete Basniak | pde@unespar.edu.br |
Av. Pref. Lothário Meissner, 350
Jardim Botânico – CEP: 80210-170
Curitiba – PR