No último dia 10 de julho, a Sala Prospectiva do Sistema Fiep em Curitiba recebeu o Workshop em Inteligência Artificial na Educação e na Pesquisa, evento promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pela Fundação Araucária com apoio do Napi Educação do Futuro.
O workshop teve como objetivos principais identificar desafios e oportunidades da IA na educação e na pesquisa, discutir ações e políticas públicas específicas para a Educação Básica e Ensino Superior, além de facilitar a criação de uma rede de colaboração entre educadores, especialistas em IA e gestores públicos.
A programação do evento começou às 8h com a abertura oficial, que contará com as boas-vindas de autoridades como o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o Secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani Silveira, o representante da Secretaria de Educação do Paraná, Carlos Aparecido de Oliveira , e o Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
Das 9h às 11h foram realizadas duas palestras. A primeira, intitulada “Políticas Públicas de Educação Digital e competências docentes emergentes em IA”, conduzida pelos professores José António Moreira (UAb de Portugal), Ilka Serra (Uema) e Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro/UVPR/Seti), articuladores do eixo 2 do Napi Educação do Futuro.
A segunda palestra, “Panorama da Inteligência Artificial na Educação”, teve como palestrantes o professor Neri dos Santos e Ricardo Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Conhecimento da UFSC, abordando tendências globais, casos de sucesso e inovações tecnológicas aplicáveis à educação.
Às 11h30, foi realizada uma mesa-redonda sobre “Desafios e Oportunidades”, mediada pelo Dr. Rodrigo Calvo (UEM/Manna Team), com participação de pesquisadores, professores do Ensino Superior e da Educação Básica e representantes das secretarias de Estado.
O período da tarde foi dedicado a sessões de trabalho em grupo, das 14h30 às 16h, focando nas potenciais aplicações, desafios e barreiras, além de propostas de ações e políticas para a IA na Educação Básica e no Ensino Superior. A partir das 16h, houve apresentação dos grupos, seguida de uma discussão e feedback coletivo.
As atividades do evento e seus conteúdos podem ser conferidos clicando neste link.
O público do workshop incluiu professores e pesquisadores da área de Inteligência Artificial das instituições de ensino públicas paranaenses e setores de inovação.