Universidades estaduais têm vagas para novos cursos EaD aprovados pela Capes

Publicado em: 1 de julho de 2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), aprovou a criação de novas vagas para cursos na modalidade de Educação a Distância.

O anúncio das vagas pela CAPES foi uma das pautas abordadas em reunião do comitê gestor da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) para definir as melhores formas de divulgação e preenchimento das vagas nas universidades estaduais.

Na graduação, as universidades estaduais do Paraná receberam novas vagas expressivas: a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) disponibilizará 600 vagas distribuídas em 3 cursos; a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) oferecerá 1602 vagas em 10 cursos; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) terá 4030 vagas divididas em 17 cursos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abrirá 2980 vagas em 16 cursos; a Universidade Estadual de Maringá (UEM) contará com 1950 vagas distribuídas em 6 cursos; e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ofertará 1500 vagas em 10 cursos. Essas vagas são para os anos de 2025 e 2026.

Para cursos de especialização, as universidades estaduais do Paraná também foram contempladas com novas oportunidades: 150 vagas para a UENP, 150 vagas para a Unicentro, 300 vagas para a Unioeste, 900 vagas para a UEPG, 710 vagas para a UEM e 300 vagas para a UEL.

Além disso, UENP, Unicentro, UEPG, UEM e UEL, têm, cada uma, 150 vagas reservadas para o curso de Gestão Escolar, integrando um projeto nacional de pós-graduação voltado para aprimorar a qualificação dos profissionais da educação básica no Brasil.