Educação do Futuro

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação do Futuro desenvolve pesquisas sobre a inovação nos sistemas de Educação Básica Pública Brasileira no pós-pandemia.

Por isso, reúne pesquisadores de diferentes instituições e pretende contribuir com políticas públicas, estudos e resultados que contribuam para o desenvolvimento da
Educação no Paraná e no país. 

Projetos

Conheça os eixos temáticos que compõem o Napi Educação do Futuro.

Observatório da educação básica pública

O QUÊ?

O Observatório da Educação será associado a um Repositório Institucional que tornará acessível à população os dados, as informações e os diagnósticos referentes à Educação Básica do Estado do Paraná.

COMO?

Objetiva-se, além de fomentar as discussões, também subsidiar a elaboração de políticas públicas e o direcionamento de recursos e esforços em formação de recursos humanos.

• Constituição do Portal da Informação Educacional onde estejam disponíveis dados relativos à educação básica brasileira.

• Constituição do Repositório Institucional na Universidade Virtual do Paraná, com a respectiva política de direitos autorais e depósito de produções. 

Identificação e constituição da rede de pesquisadores paranaenses cujos interesses científicos são alinhados a este Napi. 

Disponibilização dos diagnósticos, dos resultados da pesquisa científica e ações de extensão e formação realizadas no âmbito do Napi. 

Desenvolvimento de ações de formação de professores, em parceria com os estudantes, em Autoria e Curadoria Educacional.

Aumento na disponibilidade de dados abertos e informações sobre a educação paranaense.

 

Pesquisadores articuladores

Competências digitais dos professores

O QUÊ?

O projeto pretende produzir conhecimentos acerca das competências digitais de docentes da Educação Básica e do Ensino Superior de 100 municípios paranaenses, estimando um público-alvo de 50 mil pessoas.

COMO?

A partir das etapas de mapeamento e avaliação de proficiência digital de professores; análise dos modelos de formação e das ações de capacitação; design de novos modelos; ações de capacitação e produção de Recursos Educacionais Abertos; avaliação e divulgação de resultados, dentre outras ações.

Avaliação da proficiência digital dos professores por meio dos resultados da escala aplicada e das entrevistas realizadas, identificando os níveis de proficiência digital de 45.000 professores da Educação Básica pública e 5.000 do Ensino Superior público.

Implementação de ações de capacitação para os professores nas áreas definidas em função dos resultados do diagnóstico inicial. 

Avaliação dos efeitos das ações de formação sobre o desenvolvimento das competências digitais. 

 

Avaliação dos níveis de satisfação com os modelos pedagógicos virtuais implementados e com as ações de capacitação implementadas.

Produção de dados abertos sobre as competências digitais dos professores e divulgação dos resultados alcançados como campo para novas pesquisas. 

Pesquisadores articuladores

Educação básica pública e desenvolvimento endógeno sustentável

O QUÊ?

A proposta visa contribuir para o desenvolvimento endógeno sustentável das regiões paranaenses a partir da potencialização do capital humano local por meio de novas abordagens da Educação Básica. 

COMO?

Além de publicações científicas e de eventos resultantes de cada fase da sua execução, o projeto também apontará diretrizes para políticas educacionais que fomentem este referido desenvolvimento.

Espera-se, consolidar uma relação, a partir dos casos estudados em todo o mundo, entre políticas de Educação Básica e desenvolvimento regional endógeno, que permita fundamentar solidamente uma proposta de diretrizes para políticas educacionais viáveis para o Estado do Paraná. 

A abordagem diagnóstica e propositiva do projeto abrirá possibilidades para impactos sociais e econômicos futuros na relação entre Educação Básica  e o desenvolvimento regional sustentável a partir de políticas públicas educacionais e estratégias de gestão construídas a partir de tais bases.

 

Pesquisadores articuladores

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