Entre 27 e 29 de maio foi realizado em Foz do Iguaçu o 2º Seminário do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), com o tema “Horizontes Educacionais: explorando fronteiras”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) junto à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensinos Superior (Seti), por meio das sete universidades estaduais.
O evento que reuniu 2 mil professores da rede estadual faz parte das atividades acadêmicas da Especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem, que é realizada na modalidade Educação a Distância (EaD) com articulação da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), envolvendo a UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Uenp e Unespar. Assim, o curso realiza a formação continuada dos docentes que integram o PDE.
A programação do seminário contemplou temas contemporâneos, como a convergência educacional, inteligência artificial na educação, protótipos didáticos, práticas de multiletramentos, pesquisa em educação e avaliações com experiências
Além da palestra e painéis temáticos foram realizados grupos de trabalho com cada uma das universidades, quando alunos, mentores e coordenadores puderam discutir aspectos relacionados à pós-graduação.