Confira o painel virtual sobre teleatendimento psicológico

Publicado em: 18 de agosto de 2020

Confira o painel virtual #7 do Inovação em Saúde Paraná.

Confira o painel virtual sobre tecnologia e saúde

Publicado em: 4 de agosto de 2020

Confira o mais recente painel virtual do evento Inovação em Saúde Paraná:

Análises revelam falhas imunológicas em casos graves de Covid-19

Publicado em: 31 de julho de 2020

Fonte: Nature

Título original: Longitudinal analyses reveal immunological misfiring in severe Covid-19

Estudo assinado por Carolina Lucas, Patrick Wong, Jon Klein, Tiago B. R. Castro, Julio Silva, Maria Sundaram, Mallory K. Ellingson, Tianyang Mao, Ji Eun Oh, Benjamin Israelow, Takehiro Takahashi, Maria Tokuyama, Peiwen Lu, Arvind Venkataraman, Annsea Park, Subhasis Mohanty, Haowei Wang, Anne L. Wyllie, Chantal B. F. Vogels, Rebecca Earnest, Sarah Lapidus, Isabel M. Ott, Adam J. Moore, M. Catherine Muenker, John B. Fournier, Melissa Campbell, Camila D. Odio, Arnau Casanovas-Massana, Yale IMPACT Team, Roy Herbst, Albert C. Shaw, Ruslan Medzhitov, Wade L. Schulz, Nathan D. Grubaugh, Charles Dela Cruz, Shelli Farhadian, Albert I. Ko, Saad B. Omer & Akiko Iwasaki.

Resumo:
Estudos recentes forneceram informações sobre a patogênese da doença de coronavírus 2019 (Covid-19). No entanto, correlatos imunológicos longitudinais do desfecho da doença ainda não estão claros. Aqui, analisamos em série as respostas imunes em 113 pacientes com Covid-19 com doença moderada (não UTI) e grave (UTI). O perfil imunológico revelou um aumento geral nas linhagens de células inatas com uma redução concomitante no número de células T. Identificamos uma associação entre citocinas precoces e elevadas e piores resultados da doença. Após um aumento precoce das citocinas, os pacientes com Covid-19 com doença moderada apresentaram uma redução progressiva nas respostas tipo 1 (antiviral) e tipo 3 (antifúngico). Por outro lado, pacientes com doença grave mantiveram essas respostas elevadas ao longo do curso da doença. Além disso, a doença grave foi acompanhada por um aumento de múltiplos efetores do tipo 2 (anti-helmintos), incluindo IL-5, IL-13, IgE e eosinófilos. A análise de cluster não supervisionada identificou 4 assinaturas imunes, representando (A) fatores de crescimento, (B) citocinas tipo 2/3, (C) citocinas mistas tipo 1/2/3 e (D) quimiocinas que se correlacionavam com três trajetórias distintas da doença de pacientes. O perfil imunológico dos pacientes que se recuperaram com doença moderada foi enriquecido com a assinatura do fator de crescimento reparador tecidual (A), enquanto o perfil daqueles com pior trajetória da doença apresentou níveis elevados de todas as quatro assinaturas. Assim, identificamos o desenvolvimento de um perfil de resposta imune mal adaptado associado a resultados graves de Covid-19 e assinaturas imunes precoces que se correlacionam com trajetórias divergentes da doença.

Confira o estudo aqui.

 

Coronavírus se dissemina em velocidade diferente nas áreas ricas e pobres da capital paulista

Publicado em: 21 de julho de 2020

Fonte: FAPESP

A segunda fase do estudo epidemiológico realizado na cidade de São Paulo entre os dias 15 e 24 de junho, 16 semanas após o registro do primeiro caso no município, mostrou que a dinâmica de propagação da epidemia de Covid-19 reflete as desigualdades sociais que caracterizam a maior metrópole brasileira. Enquanto a taxa de prevalência de anticorpos contra o vírus Sars-CoV-2 nas pessoas residentes nos distritos mais ricos da capital paulista foi de 6,5%, nos de menor renda, situados principalmente em regiões periféricas, o índice foi 2,5 vezes maior e atingiu 16%. Na cidade como um todo, a soroprevalência – ou seja, a frequência de indivíduos que apresentaram anticorpos IgG e IgM contra o novo coronavírus – situou-se em 11,4%. Extrapolando para o conjunto da população paulistana na faixa etária-alvo, que soma 8,4 milhões, um total de 958 mil pessoas já devem ter tido contato com o vírus. Segundo dados oficiais da prefeitura de São Paulo, em 24 de maio, último dia da coleta de dados da pesquisa, a cidade tinha 49,3 mil casos confirmados, número quase 20 vezes menor do que o estimado pelo inquérito sorológico. Em 1º de julho, a quantidade de casos notificados na capital saltou para 160 mil.

 

Base estrutural de uma resposta compartilhada de anticorpos para SARS-CoV-2

Publicado em: 14 de julho de 2020

Fonte: Science 

Título original: Structural basis of a shared antibody response to SARS-CoV-2

Pesquisa assinada por Meng Yuan, Hejun Liu, Nicholas C. Wu, Chang-Chun D. Lee, Xueyong Zhu, Fangzhu Zhao, Deli Huang, Wenli Yu, Yuanzi Hua, Henry Tien, Thomas F. Rogers, Elise Landais, Devin Sok, Joseph G. Jardine, Dennis R. Burton, Ian A. Wilson.

Resumo:
A compreensão molecular das respostas de anticorpos neutralizantes ao SARS-CoV-2 pode acelerar o desenho da vacina e a descoberta de medicamentos. Analisamos 294 anticorpos anti-SARS-CoV-2 e descobrimos que o IGHV3-53 é o gene IGHV mais frequentemente usado para direcionar o domínio de ligação ao receptor (RBD) da proteína spike. As estruturas de co-cristal de dois anticorpos neutralizantes de IGHV3-53 com RBD, com ou sem Fab CR3022, com resolução de 2,33 a 3,20 Å revelaram que os resíduos codificados pela linha germinativa dominam o reconhecimento do local de ligação à ACE2. Este modo de ligação limita os anticorpos IGHV3-53 a loops curtos de CDR H3, mas acomoda a diversidade da cadeia leve. Esses anticorpos IGHV3-53 mostram maturação de afinidade mínima e alta potência, o que é promissor para o design da vacina. O conhecimento desses motivos estruturais e do modo de ligação deve facilitar o design de antígenos que desencadeiam esse tipo de resposta neutralizante.

Confira a pesquisa aqui.

Imunidade robusta de células T em indivíduos com Covid-19 assintomática ou leve

Publicado em: 9 de julho de 2020

Fonte: biorxiv.org

Título original: Robust T cell immunity in convalescent individuals with asymptomatic or mild Covid-19

Estudo assinado por Takuya Sekine, André Perez-Potti, Olga Rivera-Ballesteros, Kristoffer Strålin, Jean-Baptiste Gorin, Annika Olsson, Sian Llewellyn-Lacey, Habiba Kamal, Gordana Bogdanovic, Sandra Muschiol, David J. Wullimann, Tobias Kammann, Johanna Emgård, Tiphaine Parrot, Elin Folkesson, Olav Rooyackers, Lars I. Eriksson, Anders Sönnerborg, Tobias Allander, Jan Albert, Morten Nielsen, Jonas Klingström, Sara Gredmark-Russ, Niklas K. Björkström, Johan K. Sandberg, David A. Price, Hans-Gustaf Ljunggren, Soo Aleman, Marcus Buggert.

Resumo:
As células T com memória específica para SARS-CoV-2 provavelmente serão críticas para a proteção imunológica a longo prazo contra a Covid-19. Mapeamos sistematicamente o cenário funcional e fenotípico das respostas de células T específicas para SARS-CoV-2 em uma grande coorte de indivíduos não expostos, bem como membros da família e indivíduos expostos com Covid-19 agudo ou convalescente. As células T específicas da fase aguda de SARS-CoV-2 exibiram um fenótipo citotóxico altamente ativado que se correlacionou com vários marcadores clínicos de gravidade da doença, enquanto as células T específicas da fase convalescente de SARS-CoV-2 eram polifuncionais e exibiram um fenótipo de memória do tipo tronco. É importante ressaltar que as células T específicas para SARS-CoV-2 foram detectáveis ​​em membros da família soronegativos para anticorpos e indivíduos com histórico de Covid-19 assintomático ou leve. Nosso conjunto de dados coletivo mostra que o SARS-CoV-2 provoca respostas robustas das células T de memória semelhantes às observadas no contexto de vacinas bem-sucedidas, sugerindo que a exposição ou infecção natural pode impedir episódios recorrentes de Covid-19 grave também em indivíduos soronegativos.

Confira o estudo aqui.

 

Confira o painel virtual sobre regulamentação profissional da telessaúde

Publicado em: 8 de julho de 2020

Na noite dessa terça-feira, 7, foi realizado o quinto painel virtual do evento Inovação em Saúde Paraná. O tema em destaque foi a regulamentação profissional da telessaúde, assunto comentado por quatro conselhos regionais convidados.

Confira:

Rastreamento de alterações no SARS-CoV-2

Publicado em: 6 de julho de 2020

Fonte: Cell

Título original: Tracking changes in SARS-CoV-2 Spike: evidence that D614G increases infectivity of the Covid-19 virus

Pesquisa assinada por B. Korber, W.M. Fischer, S. Gnanakaran, H. Yoon, J. Theiler, W. Abfalterer, N. Hengartner, E.E. Giorgi, T. Bhattacharya, B. Foley, K.M. Hastie, M.D. Parker, D.G. Partridge, C.M. Evans, T.M. Freeman, T.I. de Silva, C. McDanal, L.G. Perez, H. Tang, A. Moon-Walker, S.P. Whelan, C.C. LaBranche, E.O. Saphire, D.C. Montefiori.

Resumo:
Uma variante SARS-CoV-2 portadora da alteração de aminoácido da proteína Spike D614G tornou-se a forma mais prevalente na pandemia global. O rastreamento dinâmico de frequências variantes revelou que um padrão recorrente do G614 aumenta em vários níveis geográficos: nacional, regional e municipal. A mudança ocorreu mesmo em epidemias locais, onde a forma original do D614 estava bem estabelecida antes da introdução da variante G614. A consistência desse padrão foi altamente estatisticamente significante, sugerindo que a variante G614 pode ter uma vantagem de condicionamento físico. Descobrimos que a variante G614 cresce para um título mais alto. Em indivíduos infectados, o G614 está associado a limiares mais baixos do ciclo RTPCR, sugestivos de maiores cargas virais do trato respiratório superior, embora não com maior gravidade da doença. Esses achados iluminam mudanças importantes para um mecanismo compreensão do vírus e apoiar a vigilância contínua das mutações de Spike para ajudar no desenvolvimento de intervenções imunológicas.

Confira a pesquisa aqui.

 

Confira o painel sobre o exemplo do HU/UEL na telemedicina

Publicado em: 1 de julho de 2020

O painel virtual do Inovação em Saúde Paraná foi transmitido na noite dessa terça-feira, 30.

 

Pesquisa investiga fatores genéticos associados aos casos mais graves

Publicado em: 30 de junho de 2020

Fonte: Jornal da USP

Uma pesquisa genômica que está sendo realizada no recém-inaugurado Instituto de Pesquisa para o Câncer, em Guarapuava, no Paraná, terá como objetivo identificar fatores genéticos que possam estar relacionados com a gravidade da Covid-19. Para realizar o estudo, serão coletadas, ao longo de quatro meses, amostras de sangue e tecidos de pacientes com manifestações clínicas leves, moderadas e graves da doença, obtidas de instituições de saúde dos estados do Paraná e de São Paulo.

“Enquanto não se obtém uma vacina contra o coronavírus SARS-Cov-2, dezenas de milhares de epidemiologistas, médicos das mais diversas especialidades, geneticistas, bioquímicos, químicos, bioinformatas, etc., procuram entender a doença, sua epidemiologia, evolução e possíveis tratamentos”, explica o professor David Livingstone A. Figueiredo, presidente do Ipec e coordenador do curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O projeto será desenvolvido pela Rede Genômica Ipec/Guarapuava, com pesquisadores de 12 instituições de pesquisa paranaenses: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdades Pequeno Príncipe (FPE-Curitiba), Instituto Carlos Chagas (Fiocruz/PR), Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de quatro instituições paulistas: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (Unesp-Araraquara), Universidade de Araraquara (Uniara) e a Faculdade de Medicina de Marília (Famema). A iniciativa também agrega parcerias com professores da USP Ribeirão Preto, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e com a universidade americana de Illinois, entre outros.

 

Soroprevalência de anticorpos da imunoglobulina M e G contra SARS-CoV-2 na China

Publicado em: 26 de junho de 2020

Fonte: nature

Título original: Seroprevalence of immunoglobulin M and G antibodies against SARS-CoV-2 in China

Estudo assinado por Xin Xu, Jian Sun, Sheng Nie, Huiyuan Li, Yaozhong Kong, Min Liang, Jinlin Hou, Xianzhong Huang, Dongfeng Li, Tean Ma, Jiaqing Peng, Shikui Gao, Yong Shao, Hong Zhu, Johnson Yiu-Nam Lau, Guangyu Wang, Chunbao Xie, Li Jiang, Ailong Huang, Zhenglin Yang, Kang Zhang & Fan Fan Hou.

Resumo:
A detecção de novas infecções por coronavírus humano assintomáticas ou subclínicas por SARS-CoV-2 é crítica para a compreensão da prevalência geral e do potencial de infecção por Covid-19. Para estimar a prevalência cumulativa da infecção por SARS-CoV-2 na China, avaliamos a resposta sorológica do hospedeiro, medida pelos níveis de imunoglobulinas M e G em 17.368 indivíduos, na cidade de Wuhan, epicentro da pandemia de Covid-19 na China e regiões geográficas do país, durante o período de 9 de março de 2020 a 10 de abril de 2020. Em nossas coortes, a soropositividade em Wuhan variou entre 3,2% e 3,8% em diferentes subcortes. A soropositividade diminuiu progressivamente em outras cidades à medida que a distância ao epicentro aumentou. Os pacientes que visitaram um hospital para hemodiálise de manutenção e profissionais de saúde também apresentaram uma soroprevalência mais alta de 3,3% (51 de 1.542, 2,5–4,3%, intervalo de confiança de 95% (IC)) e 1,8% (81 de 4.384, 1,5–2,3%, IC95%), respectivamente. São necessários mais estudos para determinar se esses resultados são generalizáveis ​​para outras populações e localizações geográficas, bem como para determinar em que taxa a soroprevalência está aumentando com o progresso da pandemia do Covid-19. A vigilância sorológica tem o potencial de fornecer uma taxa de ataque viral cumulativa mais fiel para a primeira temporada desta nova infecção por SARS-CoV-2.

Confira o estudo aqui.

 

Confira o painel sobre formação profissional em telessaúde

Publicado em: 24 de junho de 2020

Confira o mais recente painel virtual do evento Inovação em Saúde Paraná:

Efeitos dependentes da idade na transmissão e controle

Publicado em: 23 de junho de 2020

Fonte: nature

Título original: Age-dependent effects in the transmission and control of Covid-19 epidemics

Pesquisa assinada por Nicholas G. Davies, Petra Klepac, Yang Liu, Kiesha Prem, Mark Jit, et. al.

Resumo:
A pandemia de Covid-19 mostrou uma proporção marcadamente baixa de casos em crianças. As disparidades de idade nos casos observados podem ser explicadas por crianças com menor suscetibilidade à infecção, menor propensão a apresentar sintomas clínicos ou ambos. Avaliamos essas possibilidades ajustando um modelo matemático estruturado por idade aos dados de epidemias da China, Itália, Japão, Cingapura, Canadá e Coreia do Sul. Estimamos que a suscetibilidade à infecção em indivíduos com menos de 20 anos de idade seja aproximadamente a metade da de adultos com mais de 20 anos e que os sintomas clínicos se manifestem em 21% das infecções entre 10 e 19 anos de idade, aumentando para 69% (57-82%) das infecções em pessoas com mais de 70 anos. Consequentemente, descobrimos que intervenções direcionadas a crianças podem ter um impacto relativamente pequeno na redução da transmissão de SARS-CoV-2, principalmente se a transmissibilidade de infecções subclínicas for baixa. Nossa fração clínica específica da idade e estimativas de suscetibilidade têm implicações para a carga global esperada do Covid-19, como resultado de diferenças demográficas entre os locais. Em países com estruturas populacionais mais jovens – como muitos países de baixa renda – a incidência per capita esperada de casos clínicos seria menor do que em países com estruturas populacionais mais antigas, embora seja provável que as comorbidades nos países de baixa renda também influenciem a gravidade da doença. Sem medidas efetivas de controle, as regiões com populações relativamente mais velhas poderiam observar um número desproporcionalmente maior de Covid-19, particularmente nos estágios posteriores de uma epidemia não mitigada.

Acesse a pesquisa aqui.

 

Vacina em spray, com aplicação no nariz, será testada contra a Covid-19

Publicado em: 22 de junho de 2020

Fonte: Jornal da USP

Uma vacina por spray nasal é a nova aposta da USP contra a covid-19. O modelo de imunização, já testado em camundongos contra hepatite B, foi redirecionado para tentar frear a disseminação do SarS-Cov-2.

A equipe, coordenada pelo médico veterinário Marco Antonio Stephano, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, desenvolveu uma nanopartícula a partir de uma substância natural. Dentro dela, foi colocada uma proteína do vírus. Uma vez administrada, dentro das narinas, espera-se que o corpo produza a IgA secretora – anticorpos presentes na saliva, na lágrima, no colostro e em superfícies do trato respiratório, intestino e útero. “Além de inibir a entrada do patógeno na célula, a vacina impedirá a colonização deles no local da aplicação”, explica Stephano ao Jornal da USP.

A nanopartícula criada pelos pesquisadores possui propriedade muco-adesiva, ou seja, permite que o material permaneça nas narinas de 3 a 4 horas até ser absorvido pelo organismo e ativar a resposta imune. Essa especificidade impede, também, que o antígeno seja expelido pelo organismo por meio de espirros.

 

Dexametasona de baixo custo reduz mortes, mostra estudo

Publicado em: 19 de junho de 2020

Fonte: University of Oxford

Título original: Low-cost dexamethasone reduces death by up to one third in hospitalised patients with severe respiratory complications of COVID-19.

A dexametasona reduziu as mortes em um terço nos pacientes ventilados e em um quinto em outros pacientes recebendo apenas oxigênio. Não houve benefício entre os pacientes que não necessitaram de suporte respiratório. Dada a importância desses resultados para a saúde pública, a esquipe está trabalhando para publicar todos os detalhes o mais rápido possível.

Confira a notícia aqui.

 

Análise investiga fatores genéticos no desenvolvimento da Covid-19

Publicado em: 18 de junho de 2020

Fonte: The New England Journal of Medicine

Título original: Genomewide Association Study of Severe Covid-19 with Respiratory Failure

Pesquisa assinada por David Ellinghaus, Frauke Degenhardt, Luis Bujanda, Maria Buti, Agustín Albillos, Pietro Invernizzi, Javier Fernández, Daniele Prati, Guido Baselli, Rosanna Asselta, Marit M. Grimsrud, Chiara Milani, et al.

Resumo:
Há uma variação considerável no comportamento da doença entre os pacientes infectados com coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), o vírus que causa a doença de coronavírus 2019 (Covid-19). A análise de associação genômica pode permitir a identificação de possíveis fatores genéticos envolvidos no desenvolvimento do Covid-19. Realizamos um estudo de associação genômica envolvendo 1980 pacientes com Covid-19 e doença grave (definida como insuficiência respiratória) em sete hospitais nos epicentros italiano e espanhol da pandemia de SARS-CoV-2 na Europa. Após o controle de qualidade e a exclusão de outliers populacionais, 835 pacientes e 1255 participantes da Itália e 775 pacientes e 950 da Espanha foram incluídos na análise final. No total, analisamos 8.582.968 polimorfismos de nucleotídeo único e realizamos uma meta-análise dos dois painéis de controle de caso. Identificamos um agrupamento de genes 3p21.31 como um locus de suscetibilidade genética em pacientes com Covid-19 com insuficiência respiratória e confirmamos um envolvimento potencial do sistema de grupos sanguíneos ABO.

Confira a pesquisa aqui.

 

Confira o painel sobre relação entre médico e paciente na Telemedicina

Publicado em: 17 de junho de 2020

Veja a live mais recente do evento Inovação em Saúde Paraná:

 

Características clínicas de crianças com síndrome multissistêmica inflamatória pediátrica

Publicado em: 16 de junho de 2020

Fonte: JAMA Network

Título original: Clinical Characteristics of 58 Children With a Pediatric Inflammatory Multisystem Syndrome Temporally Associated With SARS-CoV-2

Estudo assinado por Elizabeth Whittaker; Alasdair Bamford e Julia Kenny; et al.

Resumo:
Em comunidades com altas taxas de doença por coronavírus 2019 surgiram relatos de crianças com uma síndrome incomum de febre e inflamação. Este estudo tem o objetivo de descrever as características clínicas e laboratoriais de crianças hospitalizadas que atenderam aos critérios para a síndrome multissistêmica inflamatória pediátrica associada temporalmente ao coronavírus 2 (SARS-CoV-2) e comparar essas características com outros distúrbios inflamatórios pediátricos.

Veja o estudo aqui.

 

Isolamento eficaz explica crescimento subexponencial nos recentes casos confirmados na China

Publicado em: 15 de junho de 2020

Fonte: Science

Título original: Effective containment explains subexponential growth in recent confirmed COVID-19 cases in China

Artigo assinado por Benjamin F. Maier e Dirk Brockmann.

Resumo: 
O recente surto de doença por coronavírus 2019 (Covid-19) na China continental foi caracterizado por um aumento subexponencial distinto de casos confirmados durante a fase inicial da epidemia, contrastando com um crescimento exponencial inicial esperado para um surto irrestrito. Mostramos que esse efeito pode ser explicado como uma consequência direta de políticas de contenção que empobrecem efetivamente a população suscetível. Para isso, introduzimos um modelo parcimonioso que captura tanto a quarentena de indivíduos infectados sintomáticos quanto as práticas de isolamento em toda a população em resposta a políticas de contenção ou mudanças comportamentais, e mostramos que o modelo captura o comportamento de crescimento observado com precisão. As informações fornecidas aqui podem ajudar na implementação cuidadosa de estratégias de contenção para surtos secundários em curso do Covid-19 ou futuros surtos semelhantes de outras doenças infecciosas emergentes.

Leia o artigo aqui.

 

Confira painel virtual sobre Telemedicina no Paraná em época de pandemia

Publicado em: 10 de junho de 2020

Live do dia 09/06 do evento Inovação em Saúde Paraná.

 

Ferramenta prevê diagnóstico negativo com 95% de precisão

Publicado em: 9 de junho de 2020

Fonte: Jornal da USP

Pesquisadores estão desenvolvendo uma plataforma digital que utiliza dados de pacientes para criar indicadores e auxiliar na tomada de decisão dos médicos no combate ao novo coronavírus. Apenas com dados de hemograma, o sistema utiliza inteligência artificial para ajudar os hospitais a agilizar o processo de diagnóstico e otimizar recursos. Os pesquisadores que trabalham no desenvolvimento do DiagoNow, como foi chamada a ferramenta, se juntaram depois de participarem de um desafio do Hospital Albert Einstein. A banca julgadora avaliou muito bem os trabalhos, elencando-os como destaques. Com isso, os autores entraram em contato para trabalhar juntos na solução.

Leia a matéria completa aqui.

 

Surgimento de SARS-CoV-2 por recombinação e forte seleção

Publicado em: 5 de junho de 2020

Fonte: Science Advances

Título original: Emergence of SARS-CoV-2 through recombination and strong purifying selection

Estudo assinado por Xiaojun Li, Elena E. Giorgi, Manukumar Honnayakanahalli Marichannegowda, Brian Foley, Chuan Xiao, Xiang-Peng Kong, Yue Chen, S. Gnanakaran, Bette Korber e Feng Gao.

Resumo:
A Covid-19 se tornou uma pandemia global causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Compreender as origens do SARS-CoV-2 é fundamental para deter a zoonose futura, descobrir novos medicamentos e desenvolver uma vacina. Mostramos evidências de forte seleção purificadora em torno do motivo de ligação ao receptor (RBM) no pico e em outros genes entre os coronavírus de morcego, pangolim e humano, sugerindo restrições evolutivas semelhantes em diferentes espécies hospedeiras. Também demonstramos que a RBM inteira do SARS-CoV-2 foi introduzida através da recombinação com coronavírus de pangolins, possivelmente uma etapa crítica na evolução da capacidade do SARS-CoV-2 de infectar seres humanos. Seleção purificadora semelhante em diferentes espécies hospedeiras, juntamente com recombinação frequente entre os coronavírus, sugerem um mecanismo evolutivo comum que pode levar a novos emergentes coronavírus humanos.

Acesse o estudo aqui.

 

Pesquisa sorológica em domicílios em 27 estados brasileiros

Publicado em: 4 de junho de 2020

Fonte: Medrxiv

Título original: Remarkable variability in SARS-CoV-2 antibodies across Brazilian regions: nationwide serological household survey in 27 states

Paper assinado por Pedro Hallal, Fernando Hartwig, Bernardo Horta, Gabriel D. Victora, Mariangela Silveira, Claudio Struchiner, Luis Paulo Vidaletti, Nelson Neumann, Lucia C. Pellanda, Odir A. Dellagostin, Marcelo N. Burattini, Ana M. Menezes, Fernando C. Barros, Aluisio J. Barros, Cesar G. Victora.

Resumo:
Dados baseados na população na Covid-19 são essenciais para orientar a política. Relatamos a primeira onda de pesquisas de soroprevalência com amostras probabilísticas de 133 grandes cidades sentinelas do Brasil, incluindo 25.025 participantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal. A soroprevalência de anticorpos para SARS-CoV-2, avaliada por um teste rápido de fluxo lateral, variou acentuadamente nas cidades e regiões, de abaixo de 1% na maioria das cidades nas regiões Sul e Centro-oeste a até 25% na cidade de Breves, na região amazônica (Norte). Onze das 15 cidades com maior soroprevalência estavam localizadas no Norte, incluindo as seis cidades com maior prevalência localizadas ao longo de um trecho de 2.000 km do rio Amazonas.

A soroprevalência geral para as 90 cidades com tamanho de amostra igual ou superior a 200 foi de 1,4% (IC95% 1,3-1,6). Extrapolar esse número para a população dessas cidades, que representam 25% da população do país, levou a uma estimativa de 760.000 casos, em comparação com os 104.782 casos relatados nas estatísticas oficiais. A soroprevalência não variou significativamente entre a infância e a idade de 79 anos, mas caiu em aproximadamente dois terços após a idade de 80 anos. A prevalência foi maior entre os indígenas (3,7%) e menor entre os brancos (0,6%), diferença que se manteve quando as análises se restringiram à região Norte, onde vive a maioria dos indígenas.

Nossos resultados sugerem que a pandemia é altamente heterogênea, com rápida escalada no Norte e Nordeste e progressão lenta nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Leia o paper aqui.

 

Prevenção da transmissão de pessoa para pessoa

Publicado em: 3 de junho de 2020

Fonte: The Lancet

Título original: Physical distancing, face masks, and eye protection to prevent person-to-person transmission of SARS-CoV-2 and COVID-19: a systematic review and meta-analysis

Artigo assinado por Derek K Chu, Elie A Akl, Stephanie Duda, Karla Solo, Sally Yaacoub, Holger J Schünemann.

Resumo:
O coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) causa Covid-19 e é transmitido de pessoa para pessoa através de contato próximo. Nosso objetivo foi investigar os efeitos da distância física, máscaras faciais e proteção ocular na transmissão de vírus em ambientes de assistência médica e não assistencial (por exemplo, comunidade). Fizemos uma revisão sistemática e metanálise para investigar a distância ideal para evitar a transmissão de vírus de pessoa para pessoa e para avaliar o uso de máscaras faciais e proteção ocular para impedir a transmissão de vírus. Obtivemos dados para SARS-CoV-2 e os betacoronavírus que causam síndrome respiratória aguda grave e síndrome respiratória do Oriente Médio de 21 fontes padrão específicas da OMS e específicas da Covid-19. Pesquisamos essas fontes de dados desde o início do banco de dados até 3 de maio de 2020, sem restrição de idioma, por estudos comparativos e por fatores contextuais de aceitabilidade, viabilidade, uso de recursos e equidade. Nós rastreamos registros, extraímos dados e avaliamos o risco de viés em duplicado.

Confira os resultados da pesquisa aqui.

 

Protocolo de sequenciamento do coronavírus

Publicado em: 2 de junho de 2020

Fonte: Fiocruz

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com a University College London, no Reino Unido, desenvolveram um novo protocolo para sequenciamento genético do novo coronavírus (Sars-CoV-2). A metodologia oferece ampla cobertura de todo o genoma do vírus e reduz falhas que podem ocorrer no processo. Além disso, permite sequenciar o genoma completo do patógeno diretamente em amostras de pacientes, sem a necessidade de procedimentos de isolamento viral. A técnica tem ainda mais um benefício: pode ser usada para o sequenciamento de até 96 genomas ao mesmo tempo, em uma mesma corrida de sequenciamento, o que torna o novo método mais rápido e mais barato.

O protocolo foi validado para três diferentes plataformas de sequenciamento genético: Nanopore (MinION ou GridION), Ilumina e Sanger. Tendo em vista a relevância para a comunidade científica, os dados foram publicados em um artigo no site de pré-print BioRxiv. O protocolo foi compartilhado ainda na página protocols.io. O trabalho, liderado pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz, contou com a colaboração do Laboratório de Flavivírus do IOC/Fiocruz, da Coordenação Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, no Brasil, e do Great Ormond Street Hospital, no Reino Unido.

 

Uso de máscara em casa para evitar transmissão familiar

Publicado em: 1 de junho de 2020

Fonte: BMJ Journals

Título original: Reduction of secondary transmission of SARS-CoV-2 in households by face mask use, disinfection and social distancing: a cohort study in Beijing, China

Estudo assinado por Yu Wang, HuaiyuTian, Li Zhang, Man Zhang, Dandan Guo,Wenting Wu, Xingxing Zhang, Ge LinKan, Lei Jia, Da Huo, Baiwei Liu, Xiaoli Wang, Ying Sun, Quanyi Wang, Peng Yang, C. Raina MacIntyre.

Resumo:
Transmissão da doença de Coronavírus 2019 (Covid-19) em famílias e contatos próximos são responsáveis ​​pela maior parte do crescimento da epidemia. Uso de máscaras em ambientes comunitários, lavagem de mãos e distanciamento social são considerados eficazes, mas há poucas evidências para informar ou apoiar os membros da comunidade na redução de risco Covid-19 nas famílias. Este estudo confirma o maior risco de transmissão antes do início dos sintomas e fornece a primeira evidência de eficácia do uso de máscara, desinfecção e distanciamento na prevenção da Covid-19. Também mostramos evidências de transmissão fecal. Este estudo pode informar diretrizes para prevenção comunitária em situações de intensa epidemia de Covid-19

Veja o estudo aqui.

 

Aplicativo para diagnóstico da Covid-19?

Publicado em: 28 de maio de 2020

Fonte: Jornal da USP

Equipe liderada pelo pós-doutorando do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Ives Charlie da Silva, criou um aplicativo utilizando o zebrafish (peixe paulistinha) para gerar testes para a Covid-19 cinco vezes mais baratos que os atuais. Composta de cientistas de diversas áreas, eles desenvolveram uma fita diagnóstica com um QR code que, ao ser lido por um aplicativo, fornece rapidamente o resultado – positivo ou negativo – para covid-19. Com essa inovação, a equipe foi premiada com o terceiro lugar no Global Virtual Hackathon Covid19, competição internacional que premiou ideias inovadoras referentes ao novo coronavírus.

Leia o texto completo aqui.

 

Período de incubação da doença Covid-19

Publicado em: 27 de maio de 2020

Fonte: Annals of Internal Medicine

Título original: The Incubation Period of Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) From Publicly Reported Confirmed Cases: Estimation and Application

Pesquisa assinada por Stephen A. Lauer, Kyra H. Grantz, Qifang Bi, Forrest K. Jones, Qulu Zheng, Hannah R. Meredith, Andrew S. Azman, Nicholas G. Reich, Justin Lessler.

Resumo:
Um novo coronavírus humano, síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), foi identificado na China em dezembro de 2019. Há suporte limitado para muitas de suas principais características epidemiológicas, incluindo o período de incubação de doenças clínicas (doença de coronavírus 2019 [COVID-19]), que tem implicações importantes para as atividades de vigilância e controle. Esta pesquisa objetiva estimar a duração do período de incubação da Covid-19 e descrever suas implicações na saúde pública. Entre os resultados, houve 181 casos confirmados com exposição identificável e janelas de início dos sintomas para estimar o período de incubação da Covid-19. O período médio de incubação foi estimado em 5,1 dias (IC 95%, 4,5 a 5,8 dias), e 97,5% daqueles que desenvolverem sintomas o farão dentro de 11,5 dias (IC, 8,2 a 15,6 dias) da infecção. Essas estimativas implicam que, sob premissas conservadoras, 101 de cada 10.000 casos (99º percentil, 482) desenvolverão sintomas após 14 dias de monitoramento ativo ou quarentena.

Veja a pesquisa aqui.

 

Hidroxicloroquina ou cloroquina para tratamento de Covid-19

Publicado em: 25 de maio de 2020

Fonte: The Lancet

Título original: Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis

Análise assinada por Mandeep R. Mehra, Sapan S. Desai, Frank Ruschitzka, Amit N. Patel.

Resumo: 
A hidroxicloroquina ou a cloroquina, frequentemente em combinação com um macrólido de segunda geração, estão sendo amplamente utilizadas no tratamento da Covid-19, apesar de não haver evidências conclusivas de seu benefício. Embora geralmente seguro quando usado para indicações aprovadas, como doença autoimune ou malária, a segurança e o benefício desses regimes de tratamento são pouco avaliados na Covid-19. Fizemos uma análise de registro multinacional do uso de hidroxicloroquina ou cloroquina com ou sem um macrólido para o tratamento de Covid-19. O registro incluía dados de 671 hospitais em seis continentes. Foram incluídos pacientes hospitalizados entre 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril de 2020, com um resultado laboratorial positivo para SARS-CoV-2. Os pacientes que receberam um dos tratamentos de interesse dentro de 48 horas após o diagnóstico foram incluídos em um dos quatro grupos de tratamento (cloroquina isolada, cloroquina com macrólido, hidroxicloroquina isolada ou hidroxicloroquina com macrólido) e pacientes que não receberam nenhum desses tratamentos o grupo de controle. Foram excluídos pacientes para quem um dos tratamentos de interesse foi iniciado mais de 48 horas após o diagnóstico ou enquanto estavam em ventilação mecânica, bem como pacientes que receberam remdesivir. Os principais desfechos de interesse foram a mortalidade hospitalar e a ocorrência de arritmias ventriculares de novo (taquicardia ventricular não sustentada ou sustentada ou fibrilação ventricular).

Leia a análise aqui.

 

Investigação sobre vacina de DNA contra SARS-CoV-2

Publicado em: 22 de maio de 2020

Fonte: Science

Título original: DNA vaccine protection against SARS-CoV-2 in rhesus macaques

Estudo assinado por vários autores.

Resumo:
A pandemia global de Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2 tornou o desenvolvimento de uma vacina uma prioridade biomédica. Neste estudo, desenvolvemos uma série de candidatos a vacina de DNA que expressam diferentes formas da proteína SARS-CoV-2 Spike (S) e os avaliamos em 35 macacos rhesus. Os animais vacinados desenvolveram respostas imunológicas humorais e celulares, incluindo títulos de anticorpos neutralizantes comparáveis ​​aos encontrados em humanos convalescentes e macacos infectados com SARS-CoV-2. Após a vacinação, todos os animais foram desafiados com SARS-CoV-2, e a vacina que codifica a proteína S de comprimento total resultou em reduções> 3,1 e> 3,7 log10 nas cargas virais medianas na lavagem broncoalveolar e mucosa nasal, respectivamente, em comparação com a simulação. Os títulos de anticorpos neutralizantes induzidos por vacina correlacionaram-se com a eficácia protetora, sugerindo um correlato imune de proteção. Esses dados demonstram proteção vacinal contra SARS-CoV-2 em primatas não humanos.

Leia o estudo aqui.

 

Canal Saúde da Fiocruz lança podcast sobre Covid-19

Publicado em: 21 de maio de 2020

O Canal Saúde estreia seu primeiro podcast em meio à emergência sanitária causada pelo novo coronavírus. Já disponível nos principais agregadores, o CoronaFatos foi criado com o objetivo de somar esforços às tentativas de difundir informação de qualidade no enfrentamento da pandemia. O programa explica notícias sobre a Covid-19 e desmente notícias falsas em circulação, sempre com uma linguagem fácil e acessível, para trazer mais esclarecimentos a respeito de um tema.

O CoronaFatos ficará disponível em uma nova sessão do site do Canal Saúde dedicada a podcasts e já pode ser ouvido nos principais tocadores.

 

Neutralização cruzada por um anticorpo monoclonal humano

Publicado em: 20 de maio de 2020

Fonte: Nature

Título original: Cross-neutralization of SARS-CoV-2 by a human monoclonal SARS-CoV antibody

Artigo assinado por artina Beltramello, Alexandra C. Walls, M. Alejandra Tortorici, Siro Bianchi, Stefano Jaconi, Katja Culap, Fabrizia Zatta, Anna De Marco, Alessia Peter, Barbara Guarino, Roberto Spreafico, Elisabetta Cameroni, James Brett Case, Rita E. Chen, Colin Havenar-Daughton, Gyorgy Snell, Amalio Telenti, Herbert W. Virgin, Antonio Lanzavecchia, Michael S. Diamond, Katja Fink, David Veesler & Davide Corti.

Resumo:
O SARS-CoV-2 é um coronavírus recém-emergido responsável pela atual pandemia de Covid-19 que resultou em mais de 3,7 milhões de infecções e 260.000 mortes em 6 de maio de 2020. Os esforços de descoberta de vacinas e terapêuticas são fundamentais para conter a propagação pandêmica desse vírus zoonótico. A glicoproteína do pico da SARS-CoV-2 (S) promove a entrada nas células hospedeiras e é o principal alvo dos anticorpos neutralizantes. Aqui, descrevemos vários anticorpos monoclonais direcionados a SARS-CoV-2 S identificados a partir de células B de memória de um indivíduo infectado com SARS-CoV em 2003. Um anticorpo, chamado S309, neutraliza potentemente os pseudovírus SARS-CoV-2 e SARS-CoV como bem como o autêntico SARS-CoV-2, envolvendo o domínio de ligação ao receptor S. Usando microscopia crioeletrônica e ensaios de ligação, mostramos que o S309 reconhece um epítopo contendo glicano que é conservado dentro do subgênero sarbecovírus, sem competir com a ligação do receptor. Os coquetéis de anticorpos, incluindo S309, juntamente com outros anticorpos identificados aqui, melhoraram ainda mais a neutralização de SARS-CoV-2 e podem limitar o surgimento de mutantes de fuga à neutralização. Esses resultados abrem caminho para o uso de coquetéis de anticorpos contendo S309 e S309 para profilaxia em indivíduos com alto risco de exposição ou como uma terapia pós-exposição para limitar ou tratar doenças graves.

Acesse o artigo aqui.

 

Curso de Medicina da UFPR disponibiliza traduções de artigos

Publicado em: 19 de maio de 2020

O curso de Medicina da UFPR – Campus Toledo está disponibilizando gratuitamente a tradução de alguns artigos científicos, publicados em revistas de renome internacional, sobre Covid-19. Tal ação está sendo conduzida por acadêmicos e professores do curso através de um programa de voluntariado acadêmico. O objetivo desta ação é disponibilizar a comunidade, e em especial aos profissionais de saúde, informações atualizadas que auxiliem na disseminação de conhecimento sobre o assunto e consequente enfrentamento desta pandemia.

Confira a página aqui.

 

Transmissão da infecção em um contato assintomático

Publicado em: 18 de maio de 2020

Fonte: The New England Journal of Medicine

Estudo assinado por vários autores.

Título original: Transmission of 2019-nCoV Infection from an Asymptomatic Contact in Germany

Resumo:
O novo coronavírus de Wuhan está atualmente causando preocupação na comunidade médica, pois o vírus está se espalhando por todo o mundo. Desde a identificação do vírus no final de dezembro de 2019, o número de casos da China importados para outros países estão em ascensão, e o quadro epidemiológico está mudando diariamente. Estamos relatando um caso de infecção por 2019-nCoV adquirida fora da Ásia em que a transmissão parece ter ocorrido durante o período de incubação no paciente-índice.

Leia o estudo aqui.

 

O diabetes como fator de risco para a progressão e prognóstico

Publicado em: 15 de maio de 2020

Fonte: Diabetes/Metabolism Research and Reviews

Título original: Diabetes is a risk factor for the progression and prognosis of Covid‐19

Artigo assinado por Ying‐Shan Liu; Chu‐Na Chen; Zhen‐Guo Chen; Yu Peng; Xiao‐Pu Lin e Ling‐Ling Xu.

Resumo:
Para descobrir se o diabetes é um fator de risco que influencia a progressão e o prognóstico da nova doença de coronavírus de 2019 (Covid-19) foram estudados 174 pacientes consecutivos. Dados demográficos, histórico médico, sintomas e sinais, achados laboratoriais, tomografia computadorizada de tórax (TC) e as medidas de tratamento foram coletadas e analisadas. Descobrimos que pacientes com Covid-19 sem outras comorbidades, mas com diabetes (n=24) apresentavam maior risco de pneumonia grave, liberação de enzimas relacionadas a lesão tecidual, respostas excessivas à inflamação não controlada e estado hipercoagulável associado à desregulação do metabolismo da glicose. Além disso, verificamos que os pacientes com diabetes são mais suscetíveis a uma tempestade inflamatória que eventualmente leva à rápida deterioração do Covid-19. Nossos dados apoiam a noção de que o diabetes deve ser considerado um fator de risco para uma rápida progressão e mau prognóstico.

Leia o artigo aqui.

 

Covid-19 grave: revisão do progresso recente com um olhar para o futuro

Publicado em: 14 de maio de 2020

Fonte: Frontiers in public health

Título original: Severe Covid-19: A Review of Recent Progress With a Look Toward the Future

Estudo assinado por Peng Xie, Wanyu Ma, Hongbo Tang e Daishun Liu.

Resumo:
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde confirmou que o Covid-19 é uma pandemia global de doenças infecciosas. Esta é a terceira doença infecciosa aguda causada pela infecção por coronavírus neste século, após a síndrome do respirador agudo repentino e a síndrome respiratória no Oriente Médio. O mecanismo de danos do SARS-CoV-2 ainda não está claro. Em casos graves, a doença pode levar à síndrome do desconforto respiratório agudo, choque séptico, acidose metabólica, disfunção de coagulação e síndromes de disfunção de múltiplos órgãos. Pacientes com Covid-19 grave têm uma taxa de mortalidade relativamente alta. Atualmente, não existem medicamentos antivirais específicos para o tratamento de Covid-19. A maioria dos pacientes precisa ser admitida na unidade de terapia intensiva para monitoramento intensivo e tratamentos de função de órgãos de suporte. Este artigo revisa a epidemiologia, patogênese, manifestações clínicas, diagnóstico e métodos de tratamento do Covid-19 grave e apresenta algumas ideias preliminares, com o objetivo de fornecer algumas orientações para o diagnóstico e tratamento do Covid-19 grave.

Leia o estudo aqui.

 

Dinâmica viral em casos leves e graves de Covid-19

Publicado em: 13 de maio de 2020

Fonte: The Lancet

Título original: Viral dynamics in mild and severe cases of COVID-19

Relatório assinado por Yang Liu, Li-Meng Yan, Lagen Wan, Tian-Xin Xiang, Aiping Le, Jia-Ming Liu, Malik Peiris, Leo L M Poon e Wei Zhang.

Resumo:
A doença de coronavírus 2019 (Covid-19) é uma nova doença pandêmica. Relatamos anteriormente que a carga viral do coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) atinge o pico na primeira semana do início da doença.1, 2 Os resultados de fevereiro de 2020 indicaram que o espectro clínico dessa doença pode ser muito heterogêneo. Aqui, relatamos os padrões de derramamento de RNA viral observados em pacientes com Covid-19 leve e grave.

Acesse o relatório aqui.

 

Início da disseminação do SARS-CoV-2 nos países ocidentais

Publicado em: 12 de maio de 2020

Fonte: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

Título original: Tracking the onset date of the community spread of SARS-CoV-2 in Western Countries

Estudo assinado por Edson Delatorre, Daiana Mir, Tiago Gräf e Gonzalo Bello.

Resumo:
O SARS-CoV-2 se espalhou rapidamente pelo mundo em 2020, mas o momento exato em que o vírus começou a se espalhar localmente é atualmente desconhecido para a maioria dos países. Aqui, estimamos a data provável do início da disseminação da comunidade do SARS-CoV-2 a partir do número acumulado de mortes relatadas durante o estágio inicial da epidemia na Europa Ocidental e nas Américas. Nossos resultados apoiam que o SARS-CoV-2 provavelmente começou a se espalhar localmente em todos os países ocidentais analisados ​​entre meados de janeiro e início de fevereiro de 2020, muito antes da transmissão pela comunidade ser oficialmente reconhecida e medidas de controle serem implementadas.

Leia o estudo completo aqui.

 

Estudo brasileiro sobre anticoagulante é destaque na Science

Publicado em: 11 de maio de 2020

Título do estudo original: Heparin therapy improving hypoxia in COVID-19 patients – a case series

A Science deu destaque em artigo a um estudo coordenado no Brasil pela pneumologista Elnara Negri (Hospital Sírio Libanês). A pesquisa destacada aborda a evolução do tratamento de casos graves da Covid-19 com heparina, um anticoagulante indicado para reversão da trombose. O estudo em questão foi publicado na Medrxiv no final de abril. Conforme o resumo do texto publicado, o uso de heparina durante a internação hospitalar tem sido associado à diminuição da mortalidade. Autópsias de pacientes revelaram trombos na microvasculatura, sugerindo coagulação como uma característica proeminente da falência de órgãos nesses pacientes. Curiosamente, na Covid-19, a complacência pulmonar é preservada, apesar da hipoxemia severa corroborar a hipótese de que a incompatibilidade de perfusão pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento de parada respiratória”.

Confira  o estudo aqui.

Leia o artigo da Science aqui.

 

Um local de clivagem multibásico na proteína Spike de SARS-CoV-2

Publicado em: 8 de maio de 2020

Fonte: Molecular Cell

Título original: A Multibasic Cleavage Site in the Spike Protein of SARS-CoV-2 Is Essential for Infection of Human Lung Cells

Artigo assinado por Markus Hoffmann; Hannah Kleine-Weber; Stefan Pöhlmann.

Resumo:
O coronavírus pandêmico SARS-CoV-2 ameaça a saúde pública em todo o mundo. A proteína de pico viral medeia a entrada de SARS-CoV-2 nas células hospedeiras e abriga um local de clivagem S1/S2 contendo vários resíduos de arginina (multibásicos) não encontrados em coronavírus animais intimamente relacionados. No entanto, o papel desse local de clivagem multibásico na infecção por SARS-CoV-2 é desconhecido. Aqui, relatamos que a protease celular furina cliva a proteína spike no local S1/S2 e que a clivagem é essencial para a fusão célula-célula mediada por proteína S e entrada nas células pulmonares humanas. Além disso, otimizar o local S1/S2 aumentou a fusão célula-célula, mas não célula-vírus, sugerindo que as variantes virais correspondentes podem exibir aumento da propagação célula-célula e virulência potencialmente alterada. Nossos resultados sugerem que a aquisição de um local de clivagem multibásico S1/S2 foi essencial para a infecção por SARS-CoV-2 em humanos e identificou a furina como um alvo potencial para intervenção terapêutica.

Leia o artigo aqui.

 

Coronavírus em Análise integra Marcha Virtual pela Ciência

Publicado em: 7 de maio de 2020

A websérie Coronavírus em Análise, produzida pela UVPR, integra o conteúdo do Paraná na Marcha Virtual pela Ciência. Uma página especial foi criada no site da Universidade Virtual do Paraná. Além dos webinars (os episódios foram divididos em três temáticas), estão disponíveis podcasts e vídeos que ressaltam a importância da ciência para enfrentamento à pandemia de Covid-19. Para esta iniciativa ampliada da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a UVPR é parceira da Seti-PR, por meio da Coordenação de Ciência e Tecnologia, e da UEM.

Os eixos temáticos dos webinars são Experiências em Covid-19, Diagnóstico e Estratégias e Pesquisa, Desafios e Prevenção. Já os podcasts tratam de uso de máscaras, relações de consumo e prevenção nas idas ao supermercado. Os vídeos respondem algumas questões propostas pela SBPC. Várias atividades vão ocorrer em todo o país durante o dia 7 de maio.

Clique a página aqui.

 

Anticorpo humano que bloqueia a infecção por SARS-CoV-2

Publicado em: 6 de maio de 2020

Fonte: Nature

Título original: A human monoclonal antibody blocking SARS-CoV-2 infection

Artigo assinado por Chunyan Wang, Wentao Li, Dubravka Drabek, Nisreen M. A. Okba, Rien van Haperen, Albert D. M. E. Osterhaus, Frank J. M. van Kuppeveld, Bart L. Haagmans, Frank Grosveld & Berend-Jan Bosch.

Resumo:
O surgimento do novo SARS-CoV-2 do coronavírus humano em Wuhan, China, causou uma epidemia mundial de doença respiratória (Covid-19). Atualmente, faltam vacinas e terapêuticas direcionadas para o tratamento desta doença. Aqui relatamos um anticorpo monoclonal humano que neutraliza SARS-CoV-2 (e SARS-CoV) na cultura de células. Este anticorpo neutralizante cruzado tem como alvo um epítopo comunitário sobre esses vírus e pode oferecer potencial para prevenção e tratamento de Covid-19.

Veja o artigo aqui.

 

Classificação das manifestações cutâneas de Covid-19

Publicado em: 5 de maio de 2020

Fonte: British Journal of Dermatology

Título original: Classification of the cutaneous manifestations of Covid‐19: a rapid prospective nationwide consensus study in Spain with 375 cases

Estudo assinado por C. Galván Casas, A. Català G. Carretero Hernández, P. Rodríguez‐Jiménez, D. Fernández Nieto, A. Rodríguez‐Villa Lario, I. Navarro Fernández, R. Ruiz‐Villaverde, D. Falkenhain, M. Llamas Velasco, J. García‐Gavín, O. Baniandrés, C. González‐Cruz, V. Morillas‐Lahuerta, X. Cubiró, I. Figueras Nart, G. Selda‐Enriquez, J. Romaní, X. Fustà‐Novell, A. Melian‐Olivera, M. Roncero Riesco, P. Burgos‐Blasco, J. Sola Ortigosa, M. Feito Rodriguez, I. García‐Doval.

Resumo:
O objetivo é descrever as manifestações cutâneas da doença de Covid-19 e relacioná-las com outros achados clínicos. As lesões podem ser classificadas como áreas acrais do eritema com vesículas ou pústulas (pseudo-frieira) (19%), outras erupções vesiculares (9%), lesões urticárias (19%), erupções maculopapulares (47%) e livedo ou necrose (6). %) Erupções vesiculares aparecem no início da doença (15% antes de outros sintomas). O padrão de pseudo-frieira aparece frequentemente tardiamente na evolução da doença de Covid-19 (59% após outros sintomas), enquanto o restante tende a aparecer com outros sintomas de Covid-19. A gravidade da Covid-19 mostra um gradiente de doença menos grave nas lesões acrais a mais grave nos últimos grupos. Os resultados são semelhantes para casos confirmados e suspeitos, tanto em termos de achados clínicos quanto epidemiológicos. Diagnósticos alternativos são discutidos, mas parecem improváveis ​​para os padrões mais específicos (pseudo-criança e vesicular).

Leia o estudo aqui.

 

SARS-CoV-2 infecta produtivamente células do intestino humano

Publicado em: 4 de maio de 2020

Fonte: Science

Título original: SARS-CoV-2 productively infects human gut enterocytes

Artigo assinado por Mart M. Lamers, Joep Beumer, Jelte van der Vaart, Kèvin Knoops, Jens Puschhof, Tim I. Breugem, Raimond B. G. Ravelli, J. Paul van Schayck, Anna Z. Mykytyn, Hans Q. Duimel, Elly van Donselaar, Samra Riesebosch, Helma J. H. Kuijpers, Debby Schippers, Willine J. van de Wetering, Miranda de Graaf, Marion Koopmans, Edwin Cuppen, Peter J. Peters, Bart L. Haagmans, Hans Clevers.

Resumo:
A síndrome respiratória aguda grave do vírus coronavírus 2 (SARS-CoV-2) pode causar doença de coronavírus 2019 (Covid-19), uma doença semelhante à influenza que se acredita primariamente infectar os pulmões com transmissão pela via respiratória. No entanto, evidências clínicas sugerem que o intestino pode apresentar outro órgão alvo viral. De fato, a enzima de conversão 2 da angiotensina do receptor SARS-CoV-2 (ACE2) é altamente expressa em enterócitos diferenciados. Nos organoides do intestino delgado humano (hSIOs), os enterócitos foram facilmente infectados por SARS-CoV e SARS-CoV-2, como demonstrado por microscopia confocal e eletrônica. Consequentemente, títulos significativos de partículas virais infecciosas foram detectados. A análise da expressão do mRNA revelou forte indução de um programa genérico de resposta viral. Portanto, o epitélio intestinal suporta a replicação de SARS-CoV-2, e os hSIOs servem como modelo experimental para infecção e biologia por coronavírus.

Leia o artigo aqui.

 

Apresentação tomográfica da infecção pulmonar na Covid-19: experiência brasileira inicial

Publicado em: 30 de abril de 2020

Fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia

Comunicação assinada por Rodrigo Caruso Chate; Eduardo Kaiser Ururahy Nunes Fonseca; Rodrigo Bastos Duarte Passos; Gustavo Borges da Silva Teles; Hamilton Shoji; Gilberto Szarf.

Resumo:
A doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) surgiu no final de 2019 em Wuhan, província de Hubei, na China, e apresentou um crescimento exponencial naquele país, alastrando-se posteriormente para todos os continentes, sendo agora classificada como uma pandemia. Dada a magnitude alcançada, o interesse científico pela doença também tem crescido na literatura mundial, incluindo suas manifestações nos exames de imagem, particularmente na TC. Até o presente momento, não existem séries de casos publicadas no Brasil, motivo pelo qual nosso objetivo foi descrever os achados tomográficos em uma série inicial de doze pacientes.

Confira a comunicação aqui.

Mutações derivadas de pacientes afetam a patogenicidade da SARS-CoV-2

Publicado em: 29 de abril de 2020

Fonte: medRxiv.org

Título original: Patient-derived mutations impact pathogenicity of SARS-CoV-2

Artigo assinado por Hangping Yao, Xiangyun Lu, Qiong Chen, Kaijin Xu, Yu Chen, Linfang Cheng, Fumin Liu, Zhigang Wu, Haibo Wu, Changzhong Jin, Min Zheng, Nanping Wu, Chao Jiang, Lanjuan Li.

Resumo:
O surto repentino do coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) se espalhou globalmente. Os dados atuais da pesquisa genômica sugerem que as variantes de nucleotídeo único (SNVs) são abundantes. No entanto, nenhuma mutação foi diretamente ligada a alterações funcionais na patogenicidade viral. Aqui relatamos caracterizações funcionais de 11 isolados virais derivados de pacientes, todos com pelo menos uma mutação. É importante ressaltar que esses isolados virais mostram variação significativa nos efeitos citopáticos e na carga viral, diferenças de até 270 vezes ao infectar células Vero-E6. Observamos variação intrapessoal e seis mutações diferentes na glicoproteína spike (proteína S), incluindo duas SNVs diferentes que levaram à mesma mutação missense. Portanto, fornecemos evidências diretas de que o SARS-CoV-2 adquiriu mutações capazes de alterar substancialmente sua patogenicidade.

Leia o artigo aqui.

Análise dos fatores associados à nova doença de coronavírus

Publicado em: 28 de abril de 2020

Fonte: Chinese Medical Journal

Título original: Analysis of factors associated with disease outcomes in hospitalized patients with 2019 novel coronavirus disease

Estudo assinado por Liu, Wei; Tao, Zhao-Wu; Lei, Wang; Ming-Li, Yuan; Kui, Liu; Ling, Zhou; Shuang, Wei; Yan, Deng; Jing, Liu; Liu, Hui-Guo; Ming, Yang; Yi, Hu.

Resumo:
Desde o início de dezembro de 2019, a nova doença de coronavírus de 2019 (Covid-19) causa epidemia de pneumonia em Wuhan, província de Hubei, na China. Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que afetam a progressão da pneumonia em pacientes. Os resultados associados serão utilizados para avaliar o prognóstico e encontrar os regimes de tratamento ideais. Vários fatores que levaram à progressão da pneumonia por Covid-19 foram identificados, incluindo idade, história de tabagismo, temperatura corporal máxima na admissão, insuficiência respiratória, albumina, proteína C reativa. Esses resultados podem ser usados ​​para aprimorar ainda mais a capacidade de manejo da pneumonia por Covid-19.

Leia o estudo aqui.

#9 Diagnóstico do nCov-2019 por RT-PCR

Publicado em: 27 de abril de 2020

O prof. Dr. Marcelo Ricardo Vicari, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: genômica de peixes, co-opção molecular de elementos transponíveis, proteínas envolvidas na determinação do sexo em peixes; citogenética de peixes, hibridação in situ fluorescente e evolução cariotípica. Ele utiliza peixes como organismos modelo para o estudo da diversidade genética, especiação, produção e biotecnologia. 

Biólogo de formação, Vicari possui mestrado e doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos. Na websérie Coronavírus em Análise, o pesquisador dá uma aula sobre diagnóstico do nCov-2019 por RT-PCR. Confira!

 

Detecção de SARS-CoV-2 em águas residuais parisienses tem relação com casos confirmados de Covid-19

Publicado em: 24 de abril de 2020

Fonte: Medrxiv

Título original: Time course quantitative detection of SARS-CoV-2 in Parisian wastewaters correlates with COVID-19 confirmed cases

Estudo assinado por Sebastien WurtzerVincent MarechalJean-Marie Mouchel e Laurent Moulin.

Resumo:
Como se supõe que muitos portadores de SARS-CoV-2 exibam nenhum ou poucos sintomas inespecíficos, a circulação de SARS-CoV-2 entre populações humanas pode ser detectada muito recentemente e somente quando testes em massa em humanos estão disponíveis ou quando os casos de Covid-19 clínicos são relatados. Esta é, obviamente, uma grande armadilha para avaliar e possivelmente controlar a epidemia atual. Devido à presença de SARS-CoV-2 em amostras de fezes, a detecção qualitativa de SARS-CoV-2 em águas residuais foi recentemente proposta como uma ferramenta complementar para investigar a circulação do vírus em populações humanas. Se essa suposição estiver correta, as quantidades relativas de SARS-CoV-2 nas águas residuais devem se correlacionar com o número de casos confirmados de Covid-19.

Acesse o estudo aqui.

 

#8 Agente Inteligente CoronaAI

Publicado em: 23 de abril de 2020

O prof. Dr. Sylvio Barbon Júnior possui graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Mestrado e Doutorado em Física Computacional IFSC/USP na área de Física Aplicada Computacional. Durante 2017 foi professor visitante na Università Degli Studi di Milano e desenvolveu um projeto de pós-doutorado na Università di Modena e Reggio Emilia. É professor na Universidade Estadual de Londrina desde 2012, atuando em Processamento Inteligente de Sinais, Aprendizado de Máquinas, Reconhecimento de Padrões e Visão Computacional.

Na websérie Coronavírus em Análise, o professor fala principalmente sobre o agente inteligente CoronaAI, um interessante projeto que tira dúvidas das pessoas a respeito do novo coronavírus e combate notícias falsas em relação à pandemia.

Acesse a ferramenta CoronaAI aqui.

 

Identificação de Covid-19 em imagens de raio-x

Publicado em: 22 de abril de 2020

Fonte: ArXiv

Título original: COVID-19 identification in chest X-ray images on flat and hierarchical classification scenarios

Artigo assinado por: Rodolfo M. Pereira, Diego Bertolini, Lucas O. Teixeira, Carlos N. Silla Jr., Yandre M. G. Costa.

Resumo:
O Covid-19 pode causar pneumonia grave e estima-se que tenha um alto impacto no sistema de saúde. Os testes padrão de diagnóstico de imagem para pneumonia são radiografia de tórax (RXT) e tomografia computadorizada (TC). O CXR é útil porque é mais barato, mais rápido e mais difundido que o CT. Este estudo tem como objetivo identificar pneumonia causada por Covid-19 de outros tipos e também pulmões saudáveis, utilizando apenas imagens de radiografia torácica. Para atingir os objetivos, propusemos um esquema de classificação considerando as perspectivas multi-classe e hierárquica, uma vez que a pneumonia pode ser estruturada como uma hierarquia. Dado o desequilíbrio natural dos dados nesse domínio, também propusemos o uso de algoritmos de reamostragem para reequilibrar a distribuição de classes.

Leia o artigo aqui.

SARS-CoV-2 e Sistema Nervoso Central

Publicado em: 21 de abril de 2020

Fonte: Trends in Neurosciences

Título original: Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and the Central Nervous System

Estudo assinado por Fernanda G. de Felice, Fernanda Tovar-Moll, JorgeMoll, Douglas P. Munoz e Sergio T. Ferreira.

Resumo:
Evidências emergentes indicam que sobre o coronavírus 2, da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), o agente etiológico do Covid-19 pode causar complicações neurológicas. Fornecemos uma breve visão geral dessas observações recentes e discutimos algumas de suas possíveis implicações. Em particular, dada a dimensão global da pandemia atual, destacamos a necessidade de considerar o possível impacto a longo prazo do Covid-19, incluindo potencialmente distúrbios neurológicos e neurodegenerativos.

Leia o estudo aqui.

 

#7 Rede UEM de Pesquisa para Emergências Epidemiológicas

Publicado em: 20 de abril de 2020

O Prof. Dr. Luiz Fernando Cotica é professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lotado no Departamento de Física. Atualmente, atua como diretor de Pesquisa da UEM. Tem doutorado em Física pela UEM e pós-doutorado no Electrical and Computer Department na University of Texas at San Antonio (EUA).

É pesquisador e atua no Programa de Pós-Graduação em Física e no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental. Suas pesquisas estão focadas no estudo de nanodispositivos para uso em áreas biológicas e biomédicas. Também estuda materiais para serem usados como sensores de campos magnéticos, visando futuras aplicações em diagnósticos e terapias médicas.

Na websérie Coronavírus em Análise ele comenta a respeito da criação da Rede UEM de Pesquisa para Emergências Epidemiológicas, que centra sua atenção à pandemia de Covid-19.

 

Investigação sobre armadilhas de defesa do organismo em casos graves de Covid-19

Publicado em: 20 de abril de 2020

Fonte: Journal of Experimental Medicine

Título original: Targeting potential drivers of COVID-19: Neutrophil extracellular traps

Artigo assinado por: Betsy J. Barnes, Jose M. Adrover, Amelia Baxter-Stoltzfus, Alain Borczuk, Jonathan Cools-Lartigue, James M. Crawford, Juliane Daßler-Plenker, Philippe Guerci, Caroline Huynh, Jason S. Knight, Massimo Loda, Mark R. Looney, Florencia McAllister, Roni Rayes, Stephane Renaud, Simon Rousseau, Steven Salvatore, Robert E. Schwartz, Jonathan D. Spicer, Christian C. Yost, Andrew Weber, Yu Zuo, Mikala Egeblad.

Resumo:
A doença de coronavírus 2019 (Covid-19) é uma nova doença respiratória induzida por vírus que em aproximadamente 10 a 15% dos pacientes evolui para a síndrome do desconforto respiratório agudo desencadeada por uma tempestade de citocinas. Nesta perspectiva, são apresentados os resultados da autópsia e a literatura, apoiando a hipótese de que uma função pouco conhecida, porém poderosa, dos neutrófilos – a capacidade de formar armadilhas extracelulares de neutrófilos – pode contribuir para a lesão e mortalidade de órgãos na Covid-19. Mostramos a infiltração pulmonar de neutrófilos em uma amostra de autópsia de um paciente que sucumbiu à Covid-19. Discutimos relatórios anteriores que ligam a formação aberrante de NETs a doenças pulmonares, trombose, secreções mucosas nas vias aéreas e produção de citocinas. Se nossa hipótese estiver correta, o direcionamento de NETs direta e/ou indiretamente com os medicamentos existentes pode reduzir a gravidade clínica da Covid-19.

Acesse o artigo aqui.

 

#6 Obesidade agrava a infecção por coronavírus

Publicado em: 17 de abril de 2020

O Prof. Dr. Giovani Marino Favero é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor Associado do Departamento de Biologia Geral. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Alergia e Imunopatologia pela Universidade de São Paulo (2007). 

Tem experiência na área de Biologia Celular, Histologia, Bioquímica com ênfase em Anatomia Humana e Fisiopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interação imuno-celular em processos fisiopatológicos, oncologia experimental e nanopartículas. 

Na websérie Coronavírus em Análise, ele dá uma aula sobre como a obesidade agrava a infecção pelo novo coronavírus.

 

Projeção da dinâmica de transmissão do SARS-CoV-2 durante o período pós-pandêmico

Publicado em: 17 de abril de 2020

Fonte: Science

Título original: Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period

Artigo assinado por Stephen M. Kissler, Christine Tedijanto, Edward Goldstein, Yonatan H. Grad e Marc Lipsitch.

Resumo:
É urgente entender o futuro da transmissão da síndrome respiratória aguda grave/coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Usamos estimativas de sazonalidade, imunidade e imunidade cruzada para betacoronavírus OC43 e HKU1 a partir de dados de séries temporais dos EUA para informar um modelo de transmissão de SARS-CoV-2. Projetamos que surtos recorrentes de SARS-CoV-2 no inverno provavelmente ocorrerão após a onda pandêmica inicial mais grave. Na ausência de outras intervenções, uma métrica chave para o sucesso do distanciamento social é se as capacidades de cuidados intensivos são excedidas. Para evitar isso, o distanciamento social prolongado ou intermitente pode ser necessário até 2022. Intervenções adicionais, incluindo capacidade ampliada de cuidados críticos e uma terapêutica eficaz, melhorariam o sucesso do distanciamento intermitente e acelerariam a aquisição da imunidade do rebanho. Estudos sorológicos longitudinais são urgentemente necessários para determinar a extensão e a duração da imunidade à SARS-CoV-2. Mesmo no caso de eliminação aparente, a vigilância de SARS-CoV-2 deve ser mantida, pois um ressurgimento do contágio pode ser possível até 2024.

Acesse o estudo aqui.

UEL lança Agente Inteligente para combater fake news

Publicado em: 16 de abril de 2020

Fonte: Seti-PR

Professores e servidores da UEL lançaram um site interativo para sanar dúvidas e difundir fatos reais a respeito do novo coronavírus, combatendo o efeito nocivo de notícias falsas (fake news). Trata-se de um Agente Inteligente, como definem os idealizadores, organizado a partir de uma base de dados confiáveis com perguntas e respostas frequentes a respeito da pandemia de Covid-19.

O CoronaAI pode ser acessado aqui.

 

#5 Coronavírus: quais cuidados devo tomar?

Publicado em: 16 de abril de 2020

O Prof. Dr. Alex Sandro Jorge é docente do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem mestrado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá, com área de concentração em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Atualmente, ele é diretor pedagógico do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná).

Como convidado da websérie Coronavírus em Análise, ele dá algumas orientações com relação aos cuidados necessários para evitar infecção pelo novo coronavírus. Confira as dicas e compartilhe!

UFPR lança campanha para cientistas responderem dúvidas

Publicado em: 15 de abril de 2020

Fonte: UFPR

Diante do cenário de notícias falsas que circulam nas mídias sociais, a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR (Universidade Federal do Paraná) lançou a campanha “Pergunte aos cientistas”. No momento atual de pandemia do coronavírus, o público pode enviar dúvidas sobre o assunto que serão respondidas por pesquisadores da instituição de ensino. Para participar, basta enviar a pergunta ao e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com, com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. As dúvidas e as respectivas respostas dos cientistas serão publicadas no site e redes sociais.

 

Conheça a Rede CoVida: ciência, informação e solidariedade

Publicado em: 15 de abril de 2020

Fonte: covid19br.org

A “Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade” é um projeto de colaboração científica e multidisciplinar focado na pandemia de Covid-19. A rede visa ao monitoramento da pandemia, com previsões de sua possível evolução, no Brasil, bem como à produção de sínteses de evidências científicas tanto para apoiar a tomada de decisões pelas autoridades sanitárias quanto para informar o público em geral. É uma iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz e da UFBA (Universidade Federal da Bahia), com apoio de colaboradores de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais. Uma seção do site disponibiliza documentos produzidos por equipes de pesquisadores com o objetivo de apresentar informações que possam ajudar a população e os profissionais de saúde a esclarecerem questões sobre o novo coronavírus, com base na literatura científica disponível.

Confira aqui os documentos publicados.

 

Monitoramento e análise da subnotificação do novo coronavírus

Publicado em: 14 de abril de 2020

Fonte: Covid-19 Brasil

Um grupo de cientistas independentes formado por representantes de várias instituições brasileiras de pesquisa está engajado em contribuir para o controle do surto do novo coronavírus no país. Eles utilizam ferramentas de análise cientificamente embasadas e buscam auxiliar gestores, autoridades e a população de uma maneira geral no enfrentamento da Covid-19. Uma das frentes do grupo é a Análise da Subnotificação, isso porque no Brasil e no mundo existe um cenário de insegurança. Segundo os pesquisadores, as taxas têm variado especialmente pela incerteza sobre a quantidade total de pessoas infectadas, o que se dá especialmente pela falta de disponibilidade de testes de confirmação da infecção pela Covid-19, produzindo discrepâncias importantes no cenário internacional, e dificultando a implementação de políticas públicas para o controle da situação.

Confira aqui a reflexão e estimativa divulgada pelo grupo.

 

Podcast aborda estudos que vão auxiliar na saída da quarentena

Publicado em: 14 de abril de 2020

A revista piauí e a Rádio Novelo produzem em conjunto o podcast Luz no Fim da Quarentena. O programa conta com a participação do professor titular de bioquímica da Universidade de São Paulo, Fernando Reinach, que fala didaticamente a respeito de pesquisas científicas que vão ajudar os brasileiros a interromperem o isolamento social. O podcast não tem dia ou horário fixo para lançamento, mas pelo menos duas vezes por semana os episódios são divulgados no site da revista e nos principais tocadores de podcasts.

 

#4 Diagnóstico, proteínas virais e brevemente vacinas

Publicado em: 13 de abril de 2020

A professora Dra. Érika Seki Kioshima Cotica possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília, no Departamento de Biologia Celular (2009-2012), atuando nas áreas de biologia molecular de fungos patogênicos e expressão de proteínas recombinantes. 

Em 2012, realizou estágio de pós-doutoramento no LORIA (Laboratoire Lorrain de Recherche en Informatique et ses Aplications), na área de modelagem molecular e varredura virtual com foco no desenvolvimento de novos antifúngicos. Ela é docente nos cursos de Farmácia e Biomedicina na UEM, ministrando disciplinas como Micologia Médica e Biotecnologia. Também faz parte do Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia.

Na websérie Coronavírus em Análise, a pesquisadora contribui com um comentário a respeito de diagnóstico, proteínas virais e brevemente sobre vacinas.

Levantamento vai investigar percentual de infectados na população

Publicado em: 13 de abril de 2020

Fonte: Serrapilheira.org

O Instituto Serrapilheira vai financiar com R$ 1 milhão o primeiro estudo brasileiro que investigará o número de infectados pelo novo coronavírus. O levantamento é uma iniciativa do governo do estado do Rio Grande do Sul e será conduzido por um grupo de pesquisadores da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), com a participação de outras universidades do estado, a partir dos próximos dias. O estudo vai analisar a evolução de prevalência de infecção de Covid-19 especificamente na população gaúcha. Os pesquisadores, no entanto, já planejam reproduzir o levantamento no país inteiro, por solicitação do Ministério da Saúde. Eles explicam que, em epidemiologia, identificar a magnitude de um problema de saúde na população inteira, e não em subgrupos específicos de pessoas com suspeita da doença, é o primeiro passo para o desenvolvimento de estratégias efetivas de saúde pública baseadas em evidências. Os dados obtidos no estudo serão essenciais para se planejar medidas mais precisas de combate à pandemia.

Conheça aqui a metodologia do estudo.

Grupo de estudo da UEM elabora lista com dicas sobre antissepsia e desinfecção

Publicado em: 10 de abril de 2020

Fonte: UEM

Título: Perguntas e Respostas sobre Desinfecção e Antissepsia em tempos da COVID-19

O Grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19, da Universidade Estadual de Maringá, disponibilizou em sua página uma lista com perguntas e respostas sobre limpeza durante a pandemia do novo coronavírus. O objetivo é elucidar dúvidas frequentes de maneira direta e com fontes confiáveis. O documento aborda limpeza de lugares, objetos, roupas, mãos – indicando como fazer e com quais substâncias. O grupo divulga publicações relacionadas ao vírus semanalmente.

Acesse a lista aqui.

Estudo sobre a poluição como co-fator da alta letalidade no norte da Itália

Publicado em: 9 de abril de 2020

Fonte: ScienceDirect

Título original: Can atmospheric pollution be considered a co-factor in extremely high level of SARS-CoV-2 lethality in Northern Italy?

Artigo assinado por Edoardo Conticini, Bruno Frediani e Dario Caro.

Resumo:
Este artigo investiga a correlação entre o alto nível de letalidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) e a poluição atmosférica no norte da Itália. De fato, a Lombardia e Emília-Romanha são regiões italianas com o mais alto nível de letalidade de vírus no mundo e uma das áreas mais poluídas da Europa. Com base nessa correlação, este artigo analisa o possível vínculo entre a poluição e o desenvolvimento da síndrome do desconforto respiratório agudo e, eventualmente, a morte. Fornecemos evidências de que as pessoas que vivem em uma área com altos níveis de poluentes são mais propensas a desenvolver condições respiratórias crônicas e adequadas a qualquer agente infeccioso. Além disso, uma exposição prolongada à poluição do ar leva a um estímulo inflamatório crônico, mesmo em indivíduos jovens e saudáveis. Concluímos que o alto nível de poluição no norte da Itália deve ser considerado um co-fator adicional do alto nível de letalidade registrado nessa área.

Acesse o artigo aqui.

#3 Protagonismo da Enfermagem na estruturação e preparação para atendimento da Covid-19

Publicado em: 8 de abril de 2020

A Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Unioeste), Ms. Sara Priscila Carvalho Treccossi, é graduada em Enfermagem, Especialista em Emergências Pré-Hospitalares e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Especialista em Enfermagem Dermatológica e Assistência em Feridas e Mestre em Engenharia Biomédica. Ela possui ampla experiência em urgência e emergência em UTI Adulto.

Sara participa do projeto Websérie Coronavírus em Análise, da UVPR/SETI, relatando a sua experiência no HU da Unioeste, localizado em Cascavel (PR), especialmente sobre como atua a área da Enfermagem na estruturação e na preparação voltadas ao atendimento de casos da Covid-19.

 

 

Ferramenta avalia impacto da saída precoce do isolamento social

Publicado em: 8 de abril de 2020

Fonte: UFABC

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do ABC (São Paulo) e da Universidade de Bristol (Inglaterra) construiu um software que simula diferentes cenários de evolução da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19). Sob determinadas condições de confinamento, de reintrodução do vírus no ambiente, imunidade ou mutação das cepas do patógeno, as análises apontam que o novo coronavírus pode perpetuar-se, provocando surtos de epidemia recorrentes por tempo indeterminado. Isso submeteria a população a novos períodos de confinamento e a impactos econômicos ainda mais profundos até a criação e popularização de vacinas e outros tratamentos. A ferramenta funciona online e pode ser abastecida livremente por usuários para simulações, usando parâmetros como densidade populacional, imunidade, capacidade e janela de transmissão, dentre outros. A aplicação adaptou um modelo desenvolvido em 1998 que simula a disseminação do vírus da gripe, agora reprogramado com as condições conhecidas do novo “supervírus”.

Acesse o estudo aqui.

UFRJ mobiliza produção de ventiladores pulmonares

Publicado em: 7 de abril de 2020

Fonte: UFRJ

Pesquisadores do Programa de Engenharia Biomédica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão desenvolvendo um protótipo de ventilador pulmonar mecânico para ser reproduzido em massa, de forma simples, rápida e barata, com recursos disponíveis no mercado nacional. Desenvolvido no Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular, da Coppe/UFRJ, o equipamento poderá contribuir para suprir, emergencialmente, a crescente demanda dos hospitais por esses aparelhos, em decorrência da pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Uma versão preliminar do ventilador foi criada com recursos disponíveis no LEP – envolvendo o emprego de válvulas solenoides e outras – e apresentou um bom resultado em um modelo físico de pulmão configurado em condições semelhantes às de pacientes com insuficiência respiratória.

MS e Sesa-PR concentram conteúdos sobre Covid-19 em páginas

Publicado em: 7 de abril de 2020

O Ministério da Saúde mantém uma página específica para conteúdos relacionados ao novo coronavírus. O endereço publica portarias, informações sobre distribuição de testes, dados sobre como ocorre a transmissão, tratamentos, boletins epidemiológicos, Plano de Contingência Nacional e verificação de informações contra fake news.

Um repositório multimídia divulga campanhas informativas produzidas no âmbito do MS. Há, também, uma área para legislações relacionadas à Covid-19. O repositório indica, ainda, orientações técnicas para profissionais da área da saúde.

Já a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná mantém uma página com dados gerais sobre a doença e específicos sobre ações estaduais, tomadas no âmbito do governo. Todos os materiais de comunicação ficam disponíveis para download.

#2 Pesquisa com vírus e os desafios para o novo coronavírus

Publicado em: 6 de abril de 2020

O Prof. Dr. Dennis Armando Bertolini é graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá. Tem mestrado em Ciências Biológicas, na área de Biologia Celular, pela UEM. O seu doutorado é em Ciências, com foco em Doenças Infecciosas e Parasitárias, pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). É professor associado nível C de Virologia Clínica do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá.

Ele participa do projeto Websérie Coronavírus em Análise, da UVPR/SETI, comentando a respeito da sua especialidade, que é a questão da evolução do vírus Sars-Cov-2, e a importância do trabalho de pesquisa de laboratórios como o LEPAC (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas) da UEM.

Confira o vídeo abaixo:

Ensaio clínico colaborativo global Solidarity testa tratamentos

Publicado em: 6 de abril de 2020

Fonte: Fiocruz

A Fiocruz coordena, no Brasil, o ensaio clínico Solidariedade (Solidarity), da Organização Mundial da Saúde. A iniciativa tem como objetivo investigar a eficácia de quatro tratamentos para a Covid-19 e será implementada em 18 hospitais de 12 estados, com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Uma das premissas do estudo é que ele seja adaptável, ou seja, caso surjam novas evidências as linhas podem ser adequadas, com descontinuação de drogas que se mostrem ineficazes e incorporação de medicamentos que venham a se mostrar promissores. Uma comissão central tem acesso a todos os dados e faz análises durante todo o processo, evitando que os pacientes sejam expostos a drogas ineficazes ou com toxicidade elevada.

UEL se destaca nas publicações sobre coronavírus

Publicado em: 6 de abril de 2020

Fonte: AEN

Segundo dados da Web Of  Science, divulgados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) no início de abril, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) está entre as três universidades brasileiras com o maior número de publicações sobre o coronavírus do Brasil. Em primeiro lugar aparece USP, com 91 estudos publicados, seguida da Unesp com 32 e da UEL com 21. O Brasil, com 217 publicações, é o 17º da lista mundial, que é liderada pelos Estados Unidos (4.400 estudos publicados), seguidos da China (2.523).  Há várias pesquisas sobre a Covid-19 em andamento, principalmente por ser um vírus novo e de evolução clínica bem diferente do que existia até então. As universidades estaduais do Paraná estão formando redes de pesquisadores para intensificar estes trabalhos.

#1 Estratégias de Enfrentamento do Covid-19

Publicado em: 3 de abril de 2020

O Prof. Dr. Paulo Roberto Donadio (CRM-PR 5150) é graduado em Medicina pela UFPR. Realizou Residência em Clínica Médica pela UFPR e Especialização em Reumatologia pela UFPR. Ele é Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp e professor adjunto de Reumatologia na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Também atua como supervisor do Programa de Residência Médica em Reumatologia da UEM.

O Prof. Dr. Donadio participa do projeto Websérie Coronavírus em Análise, da UVPR/SETI-PR, falando sobre uma área relacionada à sua especialidade: os medicamentos Cloroquina e Hidroxicloroquina. Também comenta sobre a sua experiência recente com orientação de casos clínicos e de pacientes internados via web.

Confira o vídeo abaixo:

Mundo tem 1 milhão de infectados, mostra Universidade Johns Hopkins

Publicado em: 3 de abril de 2020

Fonte: Johns Hopkins

Na quinta-feira, dia 2 de abril, o levantamento de dados desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, mostrou que já passa de um milhão de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. A compilação inclui casos em que o vírus ainda está ativo, os curados e também as vítimas fatais da Covid-19.  Segundo a instituição de ensino e pesquisa, os Estados Unidos lideram o ranking de casos. São mais de 245 mil estadunidenses infectados. Na sequência aparecem a Itália, a Espanha, a Alemanha e só então a China, com 82 mil contaminações confirmadas. Ainda conforme o estudo, o número de mortes pela doença ultrapassou a marca de 50 mil. Por outro lado, mais de 200 mil pessoas já estão curadas.

Veja o mapeamento aqui.

Cientistas da USP monitoram Covid-19 com base na ciência de dados

Publicado em: 3 de abril de 2020

Fonte: Jornal da USP

Há no Brasil um grupo de cientistas independentes e voluntários (físicos, matemáticos, biólogos e médicos) que busca avaliar a evolução da Covid-19 por meio da ciência de dados. A análise é feita através de modelos matemáticos típicos de surtos de epidemia, tais como a modelagem, já usada ao tratar da dengue e da própria Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave). De acordo com o professor Domingos Alves, do Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, o objetivo da equipe é traçar o melhor cenário possível de previsão dos casos. O grupo, inclusive, criou um site para acompanhamento do monitoramento dos dados obtidos e de suas análises.

Confira aqui o monitoramento.

 

Fiocruz tem Observatório Covid-19

Publicado em: 2 de abril de 2020

Fonte: Fiocruz

O Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz tem como função produzir informações para ação. Seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e a sociedade brasileira.

O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia. Sua dinâmica de trabalho envolve a produção de informações, dashboards, análises, desenvolvimento de tecnologias e propostas.

Confira os materiais disponíveis aqui.

Base estrutural do reconhecimento de receptores por SARS-CoV-2

Publicado em: 2 de abril de 2020

Título original: Structural basis of receptor recognition by SARS-CoV-2

Fonte: Nature

Artigo assinado por Jian Shang, Gang Ye, Ke Shi, Yushun Wan, Chuming Luo, Hideki Aihara, Qibin Geng,  Ashley Auerbach e Fang Li.

Resumo: 
Um novo coronavírus tipo SARS (SARS-CoV-2) surgiu recentemente e está se espalhando rapidamente em humanos. Uma chave para combater essa epidemia é entender o mecanismo de reconhecimento de receptores do vírus, que regula sua infectividade, patogênese e variedade de hospedeiros. SARS-CoV-2 e SARS-CoV reconhecem o mesmo receptor – ACE2 humano (hACE2). Aqui, determinamos a estrutura cristalina do domínio de ligação ao receptor SARS-CoV-2 (RBD) (projetado para facilitar a cristalização) em complexo com hACE2. Comparado com o SARS-CoV RBD, uma crista de ligação a hACE2 no SARS-CoV-2 RBD requer uma conformação mais compacta; além disso, várias alterações de resíduos no SARS-CoV-2 RBD estabilizam dois pontos de acesso a vírus na interface RBD / hACE2. Essas características estruturais do SARS-CoV-2 RBD aumentam sua afinidade de ligação a hACE2. Além disso, mostramos que o RaTG13, um coronavírus de morcego intimamente relacionado ao SARS-CoV-2, também usa o hACE2 como receptor. As diferenças entre SARS-CoV-2, SARS-CoV e RaTG13 no reconhecimento de hACE2 lançam luz sobre a possível transmissão de SARS-CoV-2 de animal para humano. Este estudo fornece orientação para estratégias de intervenção visando o reconhecimento de receptores por SARS-CoV-2.

Acesse o artigo aqui.

Editoras se unem a organizações científicas que lutam contra Covid-19

Publicado em: 1 de abril de 2020

Fonte: Portal.periodicos Capes

Editoras que fazem parte do Portal de Periódicos Capes e são representadas pelo International Trade & Marketing Services (ITMS Group) aderiram à iniciativa de disponibilizar conteúdos, de forma gratuita, que possam ser úteis para o estudo da pandemia de Covid-19. Além da Annual Reviews e da Royal Society Publishing, o grupo informou novos materiais das seguintes editoras: American Physiological Society (APS), American Society for Testing and Materials (ASTM International), American Society of Mechanical Engineers (ASME), Institute of Physics Publishing (IOP Publishing), Rockefeller University Press (RUP) e Science Magazine.

Confira a lista aqui.

Infecção não documentada substancial facilita a rápida disseminação do novo coronavírus

Publicado em: 1 de abril de 2020

Título original: Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV2)

Fonte: Science

Artigo assinado por Ruiyun LiSen PeiBin ChenYimeng SongTao ZhangWan Yang, Jeffrey Shaman.

Resumo:
A estimativa da prevalência e contagiosidade de novas infecções por coronavírus não documentadas (SARS-CoV2) é crítica para a compreensão da prevalência geral e do potencial pandêmico dessa doença. Aqui usamos observações da infecção relatada na China, em conjunto com dados de mobilidade, um modelo de metapopulação dinâmica em rede e inferência bayesiana, para inferir características epidemiológicas críticas associadas ao SARS-CoV2, incluindo a fração de infecções não documentadas e sua contagiosidade. Estimamos que 86% de todas as infecções não foram documentadas (IC 95%: [82% –90%]) antes das restrições de viagem em 23 de janeiro de 2020. Por pessoa, a taxa de transmissão de infecções não documentadas foi de 55% das infecções documentadas ([46% a 62%]); no entanto, devido ao seu maior número, as infecções não documentadas foram a fonte de infecção para 79% dos casos documentados. Essas descobertas explicam a rápida disseminação geográfica do SARS-CoV2 e indicam que a contenção desse vírus será particularmente desafiadora.

Acesse a pesquisa aqui.

UEM divulga grupo de estudo de evidências científicas em Covid-19

Publicado em: 1 de abril de 2020

Fonte: CPR UEM

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) conta com Grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19. Nesse período em que o distanciamento social é fundamental, o grupo se reúne por meio de redes sociais, troca informações por e-mails, arquivos compartilhados em nuvem e realiza reuniões virtuais. O grupo está indicando pesquisas sobre o assunto. Textos já foram publicados pelo grupo, além da indicação de sugestões de relatórios de pesquisadores da universidade.

Os textos são divididos por temáticas, como por exemplo: Biossegurança, Grupos de Risco, Terapêutica, Transmissão, Manejo de Pacientes, Diagnóstico e Sars-Cov2-Patogênese.

Acesse o site do Grupo de Estudo.

 

Hidroxicloroquina para infecção por Covid-19

Publicado em: 31 de março de 2020

Fonte: SBMFC.

Revisão rápida produzida por Rachel Riera, coordenadora do NATS-HSL (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês) e Rafael Leite Pacheco, pesquisador do DEGS (Disciplina de Economia e Gestão em Saúde da Unifesp).

Resumo:
Contexto: Com base em resultados de estudos preliminares, o uso off-label de hidroxicloroquina para infecção por COVID-19 tem sido observado na prática. Objetivos: Identificar, avaliar sistematicamente e sumarizar as melhores evidências científicas disponíveis sobre a eficácia e a segurança do uso da hidroxicloroquina e cloroquina para infecção por COVID-19. Métodos: Revisão sistemática rápida (rapid review methodology). Resultados: Após o processo de seleção, 17 estudos foram incluídos: um estudo clínico em andamento com dados parciais publicados e 16 estudos em andamento sem dados publicados. Os dados de eficácia foram restritos a um único estudo, com 42 participantes que avaliou apenas a detecção viral (desfecho intermediário). O estudo possui sérias limitações metodológicas e apresenta risco de viés sério pela ferramenta ROBINS-I. Nenhum dado de segurança foi apresentado pelo estudo. A avaliação da certeza da evidência pela ferramenta GRADE não foi realizada devido à ausência de desfechos clínicos relevantes. Conclusão: Com base nos achados nesta revisão sistemática rápida, a eficácia e a segurança da hidroxicloroquina e da cloroquina em pacientes com COVID-19 é incerta e seu uso de rotina para esta situação não pode recomendado até que os resultados dos estudos em andamento possam avaliar seus efeitos de modo apropriado.

Confira a revisão aqui.

Estimando o número de infecções e o impacto de intervenções não farmacêuticas no Covid-19 em 11 países europeus

Publicado em: 31 de março de 2020

Título original: Estimating the number of infections and the impact of nonpharmaceutical interventions on COVID-19 in 11 European countries

Fonte: Imperial College UK

Relatório assinado pelo grupo de pesquisa responsável pela COVID-19 na instituição de ensino.

Resumo:
Após o surgimento de um novo coronavírus (SARS-CoV-2) e sua propagação fora da China, a Europa está passando por grandes epidemias. Em resposta, muitos países europeus implementaram intervenções não farmacêuticas sem precedentes, incluindo isolamento de casos, fechamento de escolas e universidades, banimento de reuniões de massa e/ou eventos públicos e, mais recentemente, distanciamento social, incluindo bloqueios locais e nacionais. Neste relatório, usamos um modelo hierárquico bayesiano semi-mecanicista para tentar inferir o impacto destas intervenções em 11 países europeus. Nossos métodos pressupõem que alterações no número reprodutivo – uma medida de transmissão – é uma resposta imediata a essas intervenções sendo implementada em vez de mudanças graduais mais amplas no comportamento. Nosso modelo estima essas mudanças calculando para trás as mortes observadas ao longo do tempo para estimar a transmissão que ocorreu várias semanas antes, permitindo o intervalo de tempo entre infecção e morte.

Acesse o estudo aqui.

OPAS/OMS organiza lista com perguntas e respostas sobre doença

Publicado em: 30 de março de 2020

Clique no Infográfico

A Organização Pan-Americana de Saúde, parte da Organização Mundial de Saúde, preparou uma página com as principais informações conhecidas a respeito do coronavírus. O conteúdo é atualizado constantemente e concentra dados comprovados, materiais informativos, medidas de prevenção e outros assuntos pertinentes. Os artigos científicos estão na vitrine do conhecimento da BIREME/OPAS/OMS (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) sobre o COVID-19. Acesse este link.

Como o sangue de sobreviventes do coronavírus pode salvar vidas?

Publicado em: 30 de março de 2020

Título original: How blood from coronavirus survivors might save lives.

Fonte: Nature.

Artigo assinado por Amy Maxmen.

Resumo: 

Os hospitais da cidade de Nova York estão se preparando para usar o sangue de pessoas que se recuperaram do COVID-19 como um possível antídoto para a doença. Os pesquisadores esperam que a abordagem centenária de infundir pacientes com o sangue carregado de anticorpos daqueles que sobreviveram a uma infecção ajude a metrópole – agora o epicentro americano do surto – a evitar o destino da Itália, onde as unidades de terapia intensiva (UTIs) estão tão lotadas que os médicos recusaram pacientes que precisam de respiradores para respirar.

Acesse o texto aqui.

Ciência demográfica ajuda a entender como Covid-19 se espalha e também os índices de mortalidade

Publicado em: 30 de março de 2020

Título original: Demographic science aids in understanding the spread and fatality rates of COVID-19

Fonte: Center For Open Science.

Pesquisa científica produzida por Jennifer Beam Dowd, Valentina Rotondi, Liliana Andriano, David M. Brazel, Per Block, Xuejie Ding, Yan Liu, Melinda C. Mills, Leverhulme Centre for Demographic Science, from University of Oxford & Nuffield College, UK.

Resumo:
Os governos ao redor do mundo devem se mobilizar rapidamente e tomar decisões políticas difíceis para mitigar a pandemia do COVID-19. Como as mortes foram concentradas em idades mais avançadas, destacamos o importante papel da demografia, particularmente como a estrutura etária de uma população pode ajudar a explicar as diferenças nas taxas de mortalidade entre os países e como a transmissão se desenrola. Examinamos o papel da estrutura etária nas mortes até agora na Itália e na Coréia do Sul e ilustramos como a pandemia pode se desdobrar em populações com tamanhos populacionais semelhantes, mas com diferentes estruturas etárias, mostrando uma carga dramaticamente maior de mortalidade em países com populações mais velhas e mais jovens. Essa interação poderosa da demografia e da atual mortalidade específica por idade para o COVID-19 sugere que o distanciamento social e outras políticas para retardar a transmissão devem considerar tanto a composição etária dos contextos locais e nacionais quanto a conexão social das gerações mais velhas e mais jovens. Também pedimos aos países que forneçam dados de casos e fatalidade desagregados por idade e sexo para melhorar a transmissão direcionada em tempo real.

Acesse o estudo aqui.




SIGA-NOS NAS REDES


fb.com/universidadevirtualdoparana

/UniversidadeVirtualdoParana

@universidadevirtualdoparana